Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Instituto Butantã: privatizado; roubado e sucateado nos governos tucanos.

Denúncia - 07/10/2010 
Privatização, desvios e abandono acentuam crise no Instituto Butantã
Com informações da Revista Adusp

O Instituto Butantã tornou-se subordinado à iniciativa privada na última década, o que pode ter facilitado o desvio de pelo menos R$ 35 milhões dos cofres públicos. A denúncia é da Associação dos Docentes da USP, a Adusp.

O Instituto passou a ser administrado pela Fundação Butantã, que é uma entidade privada, em 1998. A falta de transparência na arrecadação proveniente da venda de soros e produção de vacinas e a redução do investimento em pesquisas geraram protestos dos funcionários.

Segundo a entidade, em 2009 foram arrecadados R$ 273 milhões com a venda de imunoderivados. Mesmo com toda essa arrecadação, os grupos de pesquisa atuantes no Instituto são mantidos por outros recursos públicos, como as agências de fomento Fapesp e CNPq. O Butantã é uma referência nacional em pesquisas e também no fornecimento de soros e vacinas ao Sistema Único de Saúde.

Reportagem publicada na mais recente edição da Revista Adusp (nº 48 / setembro-2010) revela que ex-diretores do Instituto aproveitaram a ‘mistura’ de recursos públicos e da Fundação para aplicar os recursos gerados pela venda da produção em estruturas isoladas dos demais setores.

Incêndio

Esta manobra veio à tona depois do incêndio que destruiu parte considerável do mais importante acervo de cobras, aranhas e escorpiões do País. A coleção centenária, iniciada pelo cientista Vital Brasil, estava guardada em um prédio inadequado para abrigar um patrimônio histórico e científico deste porte. Goteiras, infiltrações e cupins infestavam o local atingido pelas chamas no dia 15 de maio de 2010.

O episódio revelou outro problema sério do Instituto. A fábrica de vacinas contra a gripe, inaugurada em diversas ocasiões por governos tucanos, nunca funcionou. “A planta de produção de vacinas contra a gripe chegou a ser parte da propaganda do PSDB e do então governador José Serra, no início deste ano”, diz a reportagem do jornalista Guilherme Jeronymo, da Revista Adusp.

No último mês de junho, a Bancada do PT pediu investigações aos Ministérios Públicos Federal e Estadual sobre o Instituto. Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado petista Fausto Figueira tentou instalar uma CPI do Instituto na Casa.

“Apesar da indiscutível qualidade do corpo técnico- científico, a gestão é um desastre que redunda nestas falhas”, explica Fausto. Mas, como outros pedidos de investigação, a iniciativa foi boicotada pela bancada governista.

Desvios

Além do abandono do prédio atingido pelo incêndio, os desvios na Fundação colocaram o processo de privatização do Butantã sob fortes suspeitas. “Os funcionários exigem transparência e que a entidade privada aplique no mínimo 10% de seu orçamento anual no Instituto”, reivindica a Adusp.

Segundo a Associação, a entidade privada que ‘fatura alto’ com o Butantã investe ali apenas 2,3% de sua receita total. O alto lucro e o baixo investimento contrariam o Estatuto do Butantã, aprovado por seu Conselho Curador em outubro de 2009, que estabelece que a entidade ‘como personalidade de direito privado” não deve ter fins lucrativos.
Link do original

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.