Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RESPOSTA AO PRECONCEITO SOCIAL

Crianças e adolescentes de lares beneficiados pelo Bolsa Família freqüentam cada vez mais as aulas, registram índices decrescentes de evasão escolar e mostram sensível  melhora nos indicadores de aproveitamento e aprovação. Dados da Pnad/IBGE 2009 mostram que na faixa  entre seis e 17 anos, eles frequentam, no mínimo, 85% das aulas todos os meses. Uma vez na escola, têm conseguido terminar o ensino fundamental e prosseguem no ensino médio. Cerca de 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens, ou 40% do total dos alunos do ensino fundamental, provém de lares beneficiados pelo Bolsa Família.  No Nordeste, esse índice chega a quase 50% das matrículas.  Enquanto a taxa de matrículas cresce de forma inexpressiva entre os  mais ricos do país (a rigor, apenas o crescimento vegetativo), entre os mais pobres a taxa aumenta em mais de 50%.(dados: Correio Braziliense; 19/01)

BÚSSOLA CONSERVADORA: ENTREGUISMO AO NORTE; IMPERIALISMO AO SUL

Oposição quer boicotar  acordo assinado em julho de 2009 entre o ex-presidente Lula e o presidente Fernando Lugo, que triplica  os valores pagos ao Paraguai pela energia de Itaipu vendida ao Brasil . Pela cessão de boa parte da cota  paraguaia -- historicamente remunerada abaixo dos preços de mercado--  o governo Lugo passaria a receber  U$ 360 milhões por ano, contra US$ 120 milhões atuais. Segundo o deputado do PSDB  Antonio Carlos Mendes Thame, trata-se de  "um ato de entreguismo do Brasil'.  Lembra um pouco a histeria da mídia conservadora, em 2006, quando se pintou verde-amarelo e  declarou guerra à Bolívia, exigindo que o Brasil retomasse as refinarias da Petrobras nacionalizadas por Morales. Quatro anos depois, os mesmos nacionalistas cobravam a entrega do pré-sal às petroleiras internacionais, de faca na boca contra  a regulação soberana aprovada pelo governo Lula. A Presidente Dilma Rousseff  vai honrar o acordo brasileiro com o Paraguai.

(Carta Maior; 4º-feira, 19/01/2011. Para doações às cidades devastadas: Defesa Civil do RJ, CEF -conta 2011-0, agência 0199, operação 006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.