quinta-feira, 8 julho, 2010 às 15:04
Eu tento parar de falar do Serra, mas não dá.
Agora ele quer privatizar os aeroportos. Mas diz que não é privatização, que é concessão.
Ora, a privatização das rodovias, ou dos trens, ou do Metrô, ou de qualquer serviço ou meio de transporte se dá, sempre, por concessão.
A empresa que recebe a administração assume o compromisso de manter e investir e, em troca, fica com a receita gerada pelo serviço.
É assim como o pedágio.
No caso dos aeroportos, são as tarifas aeroportuárias, o aluguel dos espaços comerciais e publicitários e a locação de instalações e serviços para as empresas aéreas.
Ou o que seria privatizar os aeroportos, senão entregá-los como concessão?
E as condições de segurança, adequação e modernização da operação? Ficam por conta de interesses privados?
Não há nenhum mal em parcerias com a iniciativa privada para obter recursos para modernizar os aeroportos, melhorar a sua gestão e fazer as ampliações necessárias, mas o poder decisório tem de permanecer nas mãos do Estado, porque é um serviço de transporte essencial para as pessoas e para o desenvolvimento econômico. E, por isso, deve do estado responder diretamente por ele.
Senão, daqui a pouco, além da taxa de embarque, vamos ter pedágio na cabeceira da pista.
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