Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Passo a passo do golpe (tutorial do Millenium)

Cada dia que passa fica mais clara a intenção dos veículos de comunicação de golpear a democracia. Trata-se de um golpe branco, pois, em vez de destituir o governo do poder pela mão pesada da força bruta como em outros tempos, promovem campanha insistente de desestabilização visando jogar a população contra, enfraquecendo o suficiente para não resistir a manobras legais de destituição ou não ter mais votos para se eleger.
A novidade é a exposição despudorada da forma como operam em conjunto, revelando estratégia coordenada e sincronizada, com os atores desempenhando religiosamente funções previamente definidas. Abaixo descrevemos os passos seguidos que poderemos chamar de “Tutorial do Millenium”:
1- Não publicar denúncia de imediato, o ideal é reunir o maior número possível delas para serem usadas em seqüência, para conseguir o efeito mar de lama;
2- Todos os veículos associados devem participar simultaneamente dos ataques, para que não pareça perseguição de um deles em especial, com todos participando as suspeitas são diluídas;
3- Com o acúmulo de notícias negativas, é preciso elaborar um cronograma de ataque, distribuindo as denúncias pelos veículos e a ordem que cada um vai publicar;
4- Em relação ao conteúdo, mesmo que não tiver provas, diga que tem e vai mostrar a qualquer momento. O importante é criar o “mar de lama” e o barulho inicial que vai ser retroalimentado. Se insistirem na apresentação de provas se faça de desentendido;
5- Após a rodada de denúncias, escrevam editoriais culpando o lulopetismo pela criação da corrupção e decretando a impossibilidade da permanência do acusado no cargo;
6- Após os editoriais, convoque todos os cientistas e analistas políticos de aluguel para fixar as opiniões dos editoriais;
7- Se o governo resistir, aumentar a pressão e encomendar mais tapiocas, a finalidade agora é somar e o farelo de tubérculo serve para validar a denúncia original e compensar a prova que nunca vai aparecer: “não tem prova, mas são muitas denúncias”. Dizer que Dilma recuou da “Faxina” ajuda na pressão;
8- Se o governo demitir, o assunto passa a ser a quantidade de ministros demitidos, culpando Lula pelo aumento da corrupção e Dilma por aceitar a “herança maldita” do mesmo.
9- E por último, se der muito na cara, divulgar princípios editoriais da empresa com todas aquelas lorotas que não se cumprem na prática;
10- Repita as nove operações anteriores até o governo ser deposto ou perder as eleições, e quando nossos aliados voltarem ao poder, voltamos a ser lenientes e chapas-brancas.
Charge: Bira
No Ponto & Contraponto

Barbiere e João Dias: quem mente?

Por Altamiro Borges

O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), da base de apoio do governador Geraldo Alckmin, reafirmou ontem (18) que possui provas concretas sobre o esquema de corrupção com emendas na Assembléia Legislativa de São Paulo. Segundo a sua assessoria, na próxima quinta-feira (27) ele irá depor no Conselho de Ética da Alesp. Roquinho, como é conhecido, ameaça dar nome aos bois.

Há cerca de três meses, o parlamentar revelou em entrevista num jornal do interior que “de 25% a 30%” dos deputados paulistas negociavam emendas com empreiteiras, prefeituras e o governo estadual. O esquema de propinas sugaria bilhões dos cofres do Estado. Isolado e atacado pelos partidos governistas, Roquinho chegou a dizer que o parlamento paulista é um “camelódromo”.

Lapso de sinceridade de Bruno Covas

Num lapso de sinceridade, Bruno Covas, deputado licenciado do PSDB e secretário de Meio Ambiente de Alckmin, até endossou a denúncia do petebista. Disse que ele mesmo foi sondado por um prefeito, que lhe ofereceu propina de 10% para a liberação de uma emenda de R$ 50 mil. Pré-candidato à prefeitura da capital, ele depois tentou desmentir a sua confissão, mas ela está gravada.

Já o deputado Major Olímpio (PDT) confirma as acusações de Roquinho. “Todo mundo sabe que isso faz parte do cotidiano da Casa... O governo fica de braços cruzados porque é confortável para ele, porque mantém todo mundo refém, dependente dessas emendas”. É um típico "mensalão". Ele informa que já colheu depoimentos sobre “pacotes de dinheiro nos gabinetes, tudo fruto da venda de emendas”.

A cumplicidade da mídia demotucana

Até agora a grave denúncia não mereceu capa da revista Veja. O Jornal Nacional da TV Globo também não acionou sua artilharia pesada contra os acusados – os deputados do PSDB, DEM e de outros partidos da base aliada. O governador Geraldo Alckmin tem sido poupado das críticas. Nem é procurado para tratar do delicado assunto. Será que a mídia encara Roquinho como um mentiroso, um bandido?

Bem diferente tem sido o tratamento dado às acusações do policial João Dias Ferreira contra o ministro do Esporte, Orlando Silva. Ele foi capa da Veja e fonte de venenosa matéria. Também virou astro do Jornal Nacional, que tem amplificado os seus ataques e requentado velhas denúncias. Suas acusações são manchetes diárias dos jornalões e motivo de ácidos comentários nas rádios.

Imparcialidade da mídia do esgoto?

Diferente do deputado Roque Barbieri, que até hoje não foi processado por corrupção, o ex-policial é investigado por desviar R$ 3 milhões de recursos de convênios com o Ministério do Esporte. Em abril passado, ele foi preso em Brasília, acusado de liderar uma quadrilha de bandidos, segundo conclusão da Operação Shaolin da Divisão Especial de Combate ao Crime Organizado (Deco).

O rápido enriquecimento do policial militar – que, segundo o jornal Correio Braziliense, comprou uma mansão num condomínio de luxo em Sobradinho, “já arrestada pela Justiça”, adquiriu duas academias de ginástica (Thisway Fitness e Wellness) e transita em carros importados – também gerou suspeita sobre as maracutaias de João Dias.

Mesmo assim, a mídia demotucana dá todo apoio as suas acusações do policial – “um bandido”, segundo o ministro Orlando Silva. Os dois casos são bem emblemáticos sobre a seletividade da chamada grande imprensa. Só mesmo os ingênuos e os oportunistas ainda acreditam na imparcialidade da mídia de esgoto do Brasil!

O lero-lero da mídia golpista

O vocabulerolero da velha mídia 
Blog do Emir Sader

Aqui algumas indicações sobre como ler a velha mídia. Nada do que é dito vale pelo seu valor de face. Tudo remete a um significado, cuja arte é tratar de camuflá-lo bem.

Por exemplo, quando dizem liberdade de imprensa, querem liberdade de empresa, das suas empresas, de dizerem, pelo poder da propriedade que tem, de dizer o que pensam.

A chave está em fazer passar o que pensam pelo interesse geral, pelas necessidades do país. Daí que nunca fazem o que deveriam fazer. Isto e’, dizer, por exemplo: “A família Frias acha que...” Ou: “A família Civita acha que...” e assim por diante.

A arte da manipulação reside em construções em que os sujeitos (eles) ficam ocultos. Usam formulas como: “É mister”, “Faz-se necessário”, “É fundamental”, “É’ indispensável”.

Sempre cabe a pergunta: Quem, cara pálida? Eles, os donos da empresa. Sempre tentar passar a ideia de que falam em nome do país, do Brasil, da comunidade, de todos, quando falam em nome deles. A definição mais precisa de ideologia: fazer passar interesses particulares pelos interesses gerais.

Quando dizem “fazer a lição de casa”, querem dizer, fazer duro ajuste fiscal. Quando falam de “populismo”, querem dizer governo que prioriza interesses populares. Quando falam de “demagogia”, se referem a discursos que desmascaram os interesses das elites, que tratam de ocultar.

Quando falam de “liberdade de expressão”, estão falando no direito deles, famílias proprietárias das empresas monopolistas da mídia, dizerem o que bem entendem. Confundem liberdade de imprensa com liberdade de empresas – as deles.

No Vocabulerolero indispensável para entender o que a mídia expressa de maneira cifrada, é preciso entender que quando falam de “governo responsável”, é aquele que prioriza o combate à inflação, às custas das políticas sociais. Quando falam de “clientelismo”, se referem às politicas sociais dos governos.

Quando falam de “líder carismático”, querem desqualificar os discursos os lideres populares, que falam diretamente ao povo sobre seus interesses.

Quando falam de “terrorismo”, se referem aos que combatem ou resistem a ações norte-americanas. “Sociedades livres” são as de “livre mercado”. Democráticos sao os países ocidentais que tem eleições periódicas, separação dos três poderes, variedade de siglas de partidos e "imprensa livre", isto é, imprensa privada.

“Democrático” é o pais aliado dos EUA – berço da democracia. Totalitário é o inimigo dos EUA.

Quando dizem “Basta” ou “Cansei”, querem dizer que eles não aguentam mais medidas populares e democráticas que afetam seus interesses e os seus valores.

Entre a velha mídia e a realidade se interpõe uma grossa camada de mecanismos ideológicos, com os quais tentam passar seus interesses particulares como se fossem interesses gerais. É o melhor exemplo do que Marx chamava de ideologia: valores e concepções particulares que pretendem promover-se a interesses da totalidade. Para isso se valem de categorias enganosas, que é preciso desmistificar cotidianamente, para que possamos enxergar a realidade como ela é.

Colunista da Veja propõe censura a “petistas” na internet

Processos autoritários começam de forma tímida e vão avançando até erigirem as ditaduras. Este país tem grande experiência nisso. Uma ditadura de direita foi posta em prática neste país há quase cinqüenta anos e durou 4/10 desse período baseando-se nas seguintes premissas:
1 – A esquerda não podia se manifestar publicamente.
2 – Qualquer preceito ideológico identificado com a esquerda era crime.
3 – Ao se manifestar, o esquerdista deveria ser punido.
4 – A identificação e supressão da difusão de “idéias esquerdistas” seria política de Estado.
5 – O “esquerdismo” seria intrinsecamente mau e seus adeptos, criminosos
Durante a segunda metade do século passado, em boa parte da América Latina, sob o pretexto da defesa da “liberdade” grandes meios de comunicação de massas passaram a só dar espaço para idéias “antiesquerdistas”.
No processo de criminalização política e ideológica em curso hoje em várias partes da mesma América Latina, com criação de escândalos na mídia sempre contra um lado, aquele lado que chegou a ser proibido de existir durante parte dos últimos cinqüenta anos do século XX, finalmente surge o ovo da serpente.
Nesta quarta-feira, um colunista da revista Veja, publicação que pertence a um ítalo-argentino que se aliou a um grupo de mídia sul-africano que teve papel preponderante na sustentação do regime do Apartheid na África do Sul, faz uma proposta inédita: censurar esquerdistas.
A tese do colunista? “Se você é bom, justo e democrata, não pode ser de esquerda”. Em seguida, propõe que “os sites dos jornais” e “os portais” dos grandes meios de comunicação impeçam que “petistas” tenham acesso à caixa de comentários de leitores em suas matérias.
O colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo comentou matéria veiculada ontem pelo portal do Jornal Folha de São Paulo que dava conta de que o PT está organizando equipes para atuarem na internet nas eleições do ano que vem.
Azevedo recomenda que sejam criados “filtros” só para “petistas”. Ou seja: se a opinião for favorável ao PT, o comentarista deve ser imediatamente considerado “de esquerda” e, assim, banido das páginas dos grandes meios de comunicação.
Essa política de seletividade político-ideológica já é praticada no blog desse jornalista. A caixa de comentários de sua página só aceita comentários antipetistas.
A mera leitura do que dizem esses seres imunes ao “esquerdismo” ou ao “petismo” que o colunista da Veja diz superiores e, eles sim, detentores de liberdade de expressão mostra que a estupidez humana não tem cor político-partidária ou ideológica.
Recentemente, o jornalista Marcelo Rubens Paiva, em seu blog, publicou uma amostra da “superioridade” desses internautas que Azevedo prega que possam comentar sem “filtros”.  Marcelo, que é paraplégico, provocou a ira do colunista da Veja e este o atacou em seu blog, do que decorreu onda de comentários “superiores” de seus leitores que reproduzo abaixo:
—–
agnes eckermann – 26/09/2011 às 0:37
“Sou assinante do Estadão, mas não perco tempo lendo o que escreve esse sujeito. É um recalcado, era um filhinho de papai, quando o regime sumiu com seu pai. E após o acidente que o deixou numa cadeira de rodas, ele odeia tudo e todos, aliás menos o PT e os comunas seus amigos. É lamentável que o Estadão dê espaço para esse tipo de pessoa, que não tem conteúdo e escreve boçalidades.”
Nilton – 15/09/2011 às 17:51
“Pois é, o cara tem 52 anos mas não cresceu. Tenta dar a impressão de que tem 32, mas a cabecinha continua nos 22. Seu sonho de mundo ideal (o mundo melhor…) é poder comer a mulher do próximo sem censuras, e servir, presumo, sua própria mulher de banquete para os amigos. O pior é que o infeliz nem sabe escrever, nem tem talento, humor, graça, verve, essas coisinhas básicas para quem quer ganhar a vida como escritor. É por essas e outras que não vou renovar minha assinatura do Estadão. Enquanto gente dessa estirpe e estatura colaborar com o jornal (pois há muitos outros…) eu tô fora.”
estrela azul – 15/09/2011 às 15:23
“Este cara pode ser simplesmente um mentiroso, ou, verdadeiramente, um petista. Ainda que saiba da coisa apenas por ouvir dizer, dentro da militância petista, é normal o acasalamento animalesco tal qual o descrito.”
Ali – 15/09/2011 às 12:35
“Esse MRPaiva é um deslumbrado, sempre se aCHOU “JÊNIO” e agora tá mais bobo ainda, dizendo que está cada vez mais à esquerda? Deve ser efeito retardado do tombo de cabeça quando era ABORRECENTE!!!!”
bolsa terrorista – 15/09/2011 às 11:15
“só pra saber: o marcelo ganha bolsa terrorista?”
eder – 15/09/2011 às 11:07
“o Marcelo participou da marcha da maconha…mas será que apareceu nesse último dia 7 na marcha contra a corrupção???…duvido!!!”
claudio – 15/09/2011 às 10:12
“Quem tem um amigo como este, não precisa se preocupar, porque o cabra é mentiroso pra caramba!”
Baianinho – 15/09/2011 às 9:52
“Rei, gostaria de ler um texto teu sobre o “educador” das madrugadas, Serginho Groisman. Ou, o chuchu politicamente correto.”
Rods – 15/09/2011 às 9:28
“REI. ESTE É MAIS UM COMUNISTA QUE É BAJULADO POR CAUSA DE SUA DEFICIÊNCIA FÍSICA, TER SIDO FILHO DE UM COMUNISTA E POSSUIR SUPOSTA CULTURA ESQUERDOPATA. MAIS UMA CRIAÇÃO DAS ESQUERDAS COM O EPÍTETO DE INTELECTUAL.”
marina silva – 15/09/2011 às 9:19
“A entrevista é mesmo papo de ptrlha em TPM sem pé nem cabeça…Parece que a queda do rapaz ainda provoca sequelas além da tetraplegia pois se nao era assim nao se exporia a esse ridiculo!”
DaIlha – 15/09/2011 às 8:09
“O pai dele talvez discordasse…Mas o Marcelo é feito da mesma matéria que o Lulla, a vítima, o tadinho, que falava “verdades” corajosamente no apagar da ditadura e com isso angariou simpatias. Outro paralelo é que os dois se levam muito à sério…”
Bene – 15/09/2011 às 5:57
“Esse tal de marcelo realmente, nunca poderia pertencer a outra corrente a não ser a esquerda- burra, anacrônica e destituida de um mínimo de bom senso.Mais um a receber pagamento do lullo-petismo para inverter a ordem das coisas e conspurcar a verdade da forma vulgar com que eles se especializaram ao longo dos anos, de vagabundagem que é a caracteristica principal dessa súcia.”
Toninho boca suja – 15/09/2011 às 2:52
“Li “Feliz Ano Velho”,e nunca mais pus os olhos num livro dele. Pensei até que já tinha desencarnado por efeito de drogas.”
Alexandre Campolina – 15/09/2011 às 0:27
“Sinceramente? Nem todos podem ter todos os prazeres que a vida permite e optam por fantasiar sobre os prazeres que as pessoas normais têm. E então estes coitados (No sentido inocente da palavra) encontram alternativas fictícias de prazer. Alguns bebem, outros cheiram. E há os que queiram holofotes falando asneiras.”
Alexandre M. F. Silva – 14/09/2011 às 22:54
“Marcelo Rubens Paiva é sempre o mesmo: vazio e ignorante. Uma das piores figuras da imprensa brasileira.”
Leniéverson Azeredo – 14/09/2011 às 22:35
“Reinaldo, eu acho o Marcelo Rubens ideologicamente parecido com um certo atual Governador do estado do RJ.”
Anônimo – 14/09/2011 às 21:54
“Elle (Marcelo Paiva) se acha. Certa ocasião estava no bar de um teatro em Sampa e ele apareceu por lá. Tive oportunidade de observá-lo de uma mesa próxima, e constatar o quanto é arrogante. É apenas um “intelectualóide” metido a besta. Só se tornou conhecido por conta dos dos tristes acontecimentos de sua trajetória de vida. Menos, Marcelo Paiva!”
WHK – 14/09/2011 às 21:31
“Pode prestar atenção: arnaldo jabor é cineasta = ficção;
marcelo rubens paiva = escritor = ficção.
Outros ditos “jornalistas” se acham escritores (= ficçãO). Ora, quando vai trentar expressar alguma coisa sobre a realidade, acaba acontecendo a mesma coisa que um cisdadão comum querer pilotar um caça. Ou seja, como não são do ramo, só vão fazer merda. Esperar coerência de uns tipos como esses?”
JM – 14/09/2011 às 20:59
“Liga”não! Todo bom comuna é recalcado e invejoso. A inveja é uma …. Aliás ,vc já viu algum país socialista produzir vinho de qualidade? Vinho bom ,só na área do Império Romano.”
Alvaro Risso – 14/09/2011 às 20:23
“esse é o problema do comunismo: Até as mulheres são “bens de produção” (geram filhos) e por isso são propriedade do estado e estão à disposição dos “cumpanheiros”. Tô fora! Aliás já li comentários assim a respeito dos nossos grupos guerrilheiros das décadas 60-70.”
Mauricio A – 14/09/2011 às 20:07
“Uns roubam hóstia, outros roubam namorada. Mas todos esquerdistas roubam.E assumidamente. E ninguém acha feio. Ninguém acha que se rouba uma coisa, pode roubar outras.É a moralidade elástica do brasileiro. Têm o que merecem.”
Valéria Rodrigues – 14/09/2011 às 19:44
“Tambem quase caí da cadeira ao ler que o Marcelo Rubens Paiva tem 52 e o polemista de direita tem 50! Pensando bem, ele só pode mesmo estar indo cada vez mais para a esquerda. Aquela barba “de cara suja”, pose “de jovem”… hoje ele deve ter uns 20 aninhos. Nunca vai ser um tiozinho.”
Leopoldo Dogher – 14/09/2011 às 19:09
“Quem é mesmo Marcelo Rubens Paiva? O garotão? O eterno adolescente? Hahahaha, o carinha é da tchurma dos modernos da Vila Madá e da Folha. Tem salvo conduto permanente.Pega mal não gostar dele.”
Gil – 14/09/2011 às 19:08
“Sólê Marcelo RubensPaiva a brava gente que pertence à diretoria da UNE…”
Gil – 14/09/2011 às 19:05
“Reinaldo, você fez bem em nunca ter sido Marcelo Rubens Paiva. Que vida levou esse eterno jovem de 52 anos? Ancorou-se na história do pai por décadas para fazer a sua jornada de vida. É só o que ele tem a dizer, nada mais. Como não seria ele de esquerda? Como não seria ele a favor da Comissão da Verdade? Como não deixaria ele de mamar na Bolsa Ditadura? Taí mais um tema para mais um futuro livro adolescente dele…”
Bastião – 14/09/2011 às 18:26
“Eu tenho hepatite C e estou quase no bico do corvo, não vou usar o meu sofrimento para bater a carteira de ninguem.”Mesmo nos tempos de mais grave doença,nunca me tornei doentio” “Na solidão,o solitário se devora a si mesmo;na multidão devoram-no inúmeros.Então escolhe.” Nietzsche. Não dou esmolas no farol e nem compro livros porcaria.”
patricia m. – 14/09/2011 às 18:16
“PARA QUEM DIZ QUE SE SITUAR COMO ESQUERDA OU DIREITA EH “ROTULAR” PESSOAS (ha uns 2 ou 3 comentarios assim abaixo): ISSO EH COISA DE GENTE QUE TEM VERGONHA DE ADMITIR QUE EH DIREITA OU COISA DE ESQUERDALHA. EU SOU DIREITA E COM ORGULHO. Deviamos lancar um movimento desse tipo, alias… SOU DIREITA E COM ORGULHO.”
ClaudioM – 14/09/2011 às 18:06
“Tarso (16:39), MRP escreveu um mini-conto no Estadão certa vez em que, resumindo, é a história de uma garota que conheceu um cara, transou com ele, botou a roupa e foi embora. Sem cigarrinho, nem pipi depois. E o cara ficou ali na cama, choroso e apaixonado.”
MULLA DA SELVA – 14/09/2011 às 18:04
“foi uma das pessoas mais mal educadas e arrogantes que conheci. trabalhei na radio usp onde ele tbem tinha lá uma espeice de ’sinecura’. achava-se um ‘deus’. em uma festa, certa vez, aproximei-me e com educação apresentei-me e lhe disse ‘oi, meu nome é fulano e trabalhamos juntos na Radio’…NAo ME ESTENDEU A MÃO DE VOLTA E ME FEZ UMA CARA DE DESDEM QUE JAMAIS ESQUECEREI . Ao seu lado, duas meninas, filhas de dois grandes nomes da indústria paulista o adulavam com um conversê de ‘esquerda-chic’.”
Paulo Bento Bandarra – 14/09/2011 às 17:25
“Os amigos dele devem estar agoraem dúvida. Tenhoou não tenho galhada? Eu sugeriria um exame urgente de AIDS.”
Justo Eu – 14/09/2011 às 17:12
“É aquele cara que não pensa o que faz por isso está paraplégico.”
—–
Comentários absurdos como esses não são exclusividade de nenhuma ideologia ou grupo político. Há idiotas em qualquer grupo, em qualquer corrente de pensamento. Assusta quando alguém tenta atribuir defeitos intrínsecos a quem professa esta ou aquela ideologia.
Alguns leitores desta página que se identificam com a sua linha editorial reclamam frequentemente da permissão que se dá aqui à exposição da divergência. Tento sempre explicar que a convivência em sociedade nos obriga a nos expormos ao contraditório.
Todos podem cometer excessos retóricos. Algumas vezes perdemos a calma e escrevemos algo de que podemos nos arrepender depois, de cabeça fria. Isso não é característica de ideologia alguma, seja política, religiosa ou de qualquer outra natureza. Acreditar no contrário, é doentio.
Enfim, até o momento esse defensor da “liberdade” e combatente da “praga comunista” ainda não propôs censura a “petistas” nos outros meios de comunicação. Por enquanto, parece admitir que políticos do PT possam se manifestar na mídia. Por enquanto.
Todavia, nos sites e portais dos grandes meios de comunicação já há uma profunda censura ideológica sendo praticada. Comentaristas desta página que podem ser tachados como “petistas” vivem informando que foram alvo de censura nas páginas da grande mídia.
Aliás, os jornais aos quais o colunista da Veja se refere também praticam esse “filtro” político-ideológico. Basta ver as seções de cartas de leitores de jornais como Folha ou Estadão que se notará que há muito mais leitores antipetistas em um país em que o PT é o partido político mais robusto.
Se a proposta de Reinaldo Azevedo for bem recebida no resto da grande mídia, além da Veja, ela não terá muito trabalho para implementá-la. Para que a censura de “petistas” – sejam políticos, militantes ou simpatizantes do PT – seja completa, falta muito pouco.

Bandido de farda?

Em  depoimento, a PF no  dia 5 de abril de 2010 no decorrer da Operação Shaolin, ele afirmou que  seus vencimentos mensais, disse, eram de R$ 15 mil.
No momento em que o ministro Orlando Silva era ouvido na Câmara, o PM João Dias Ferreira reuniu-se com integrantes da oposição, na liderança do PSDB no Senado, para, segundo ele, "pedir proteção de vida". Ferreira afirmou estar sendo ameaçado há dois anos, mas não identificou os autores.

Mais cedo, o PM não havia recusado depor na Polícia Federal, alegando problemas de saúde. Após o encontro com senadores e deputados do PSDB, DEM e PPS,

O PM já responde a um inquérito - que corre em segredo de Justiça - na superintendência regional do Distrito Federal, também por suspeita de desvios de recursos do Ministério do Esporte. A PF informou que o soldado falará sobre as denúncias que fez e não sobre fatos anteriores.

E quais são os fatos anteriores?

O soldado da PM João Dias Ferreira, 39, disse que construiu seu patrimônio com o salário na corporação, ganhos com aulas de defesa pessoal e de artes marciais. Acredite se quiser!

Ele é proprietário de uma mansão em Sobradinho (DF), de carros e de três academias de ginástica. (foto)

Em  depoimento, a PF no  dia 5 de abril de 2010 no decorrer da Operação Shaolin, ele afirmou que  seus vencimentos mensais, disse, eram de R$ 15 mil. Quanto  vale  essa mansão?

Amigo dos tucanos 

Uma das transações imobiliárias que ele relatou foi a troca de uma academia -segundo ele, avaliada em R$ 560 mil- "por quatro apartamentos no Edifício El Shaday em Sobradinho pertencentes ao ex-deputado federal Ronivon Santiago".

Em 1997, Santiago foi pivô do escândalo da compra de votos para aprovar emenda que garantiu a possibilidade de reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Coincidentemente, ontem o João Dias Ferreira reuniu-se com a oposição. o ex-deputado federal Ronivon Santiago , também  foi acusado de envolvimento na máfia dos Sanguessugas. Aquela das ambulâncias dos tucanos

Os podres do PM

Federação chefiada por João Dias é investigada por recebimento de verba pública sem prestação de contas

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) investiga o apoio financeiro concedido pela então Secretaria de Estado de Esporte e Lazer à Federação Brasiliense de Kung-Fu - chefiada pelo militar João Dias Ferreira,, para a realização do projeto "Esporte sem Fronteiras - A Saúde em Primeiro Lugar". Em setembro de 2002, foram repassados R$ 95 mil

À época, a entidade tentou comprovar a execução do projeto, apresentando uma prestação de contas dos recursos recebidos, mas a documentação foi considerada incompleta. Não havia demonstração do pagamento da única nota fiscal apresentada e também não foram entregues o extrato bancário para demonstrar a movimentação dos recursos nem os documentos confirmando a realização do projeto.

O TCDF imputou a responsabilidade pelo prejuízo causado aos cofres públicos do Distrito Federal, de forma solidária, à Federação Brasiliense de Kung-Fu e ao presidente João Dias Ferreira. Também foram considerados responsáveis pelo prejuízo, a então Diretora de Apoio Operacional da SEL, o então Chefe de Gabinete da SEL e o então secretário, por terem autorizado a emissão de nota de empenho, efetuado o pagamento e ratificado a inexigibilidade de licitação em favor da federação.

A Corte determinou a citação dos responsáveis para que apresentem defesa num prazo de 30 dias ou recolham o débito (atualizado monetariamente) aos cofres públicos.

Portas fechadas para combinar derrubar o ministro

João Dias reuniu-se, ontem, a portas fechadas com parlamentares da oposição no Congresso . Logo depois, em entrevista coletiva, repetiu a versão de que o ministro estaria envolvido num esquema de corrupção na pasta.

A reunião com membros da oposição aconteceu no horário em que Dias daria depoimento à PF.

Protógenes: delator tenta contaminar suposta prova contra Orlando


Delegado da Polícia Federal e deputado pelo PCdoB, Protógenes Queiroz diz à Carta Maior que João Dias Ferreira cria narrativa contra ministro Orlando Silva com ajuda de Veja e oposição para clima político 'contaminar' olhar da PF e do Ministério Público sobre supostas provas. Segundo ele, PF investiga se João Dias vendeu áudio. Câmara aprova convite para PM depor.

BRASÍLIA – O policial militar João Dias Ferreira, que acusa o ministro do Esporte, Orlando Silva, de liderar esquema de corrupção, tenta contaminar politicamente as supostas provas que diz possuir, ao falar primeiro com uma revista e, depois, com adversários do governo, antes de entregá-las à Polícia Federal (PF) ou ao Ministério Público (MP).

A avaliação é do delegado da PF Protógenes Queiroz, que já teve de lidar com situações parecidas quando investigou, por exemplo, o banqueiro Daniel Dantas. Hoje deputado federal pelo partido de Orlando Silva, Protógenes acompanhou o longo depoimento do ministro prestado nesta terça-feira (18) à Câmara.

Para o deputado-policial, com a ajuda da Veja, dos órgãos de imprensa que a replicaram e de líderes oposicionistas no Congresso, João Dias criou um narrativa que se dissemina e vai se assentando na sociedade. “Quando as provas chegarem ao agente público [PF ou MP], já estarão contaminadas pelo clima político”, disse Protógenes à Carta Maior.

Em reunião com líderes de PSDB, DEM e PPS nesta terça (18), João Dias contou que teria gravações incrminadoras contra Orlando Silva, envolvendo não o ministro, mas um secretário dele. Na conversa, o policial teria dito ainda, segundo relato de bastidores da oposição, que a gravação será objeto de nova reportagem da Veja, no fim de semana.

João Dias foi à Senado à tarde depois de ter dito à PF, pela manhã, que não poderia depor, como estava combinado, por problemas de saúde. Para Protógenes, João Dias “mentiu”, e a PF deveria ter ido ao Senado prendê-lo. “Ele é um aproveitador que está tentando retardar as punições e ganhar dinheiro. Se fosse sério, não teria procurado um veículo [Veja] inidôneo”, afirmou.

Segundo o deputado, a Polícia Federal, que investiga o caso a pedido do ministro, está apurando se João Dias vendeu à revista o áudio que diz ter. Essa seria a forma de “ganhar dinheiro”. E o policial precisa. O ministério do Esporte cobra dele a devolução de mais de R$ 3 milhões que teriam sido desviados de duas entidades ligadas a João Dias que fizeram convênios com o a pasta.

Por causa do desvio, o PM é réu em ação criminal do Ministério Público, e o “clima político” que ele criou, passando ao papel de vítima, seria a maneira de “retardar” o julgamento.

Na Justiça do Distrito Federal, João Dias é alvo de sete processos. Quatro por execução de títulos não pagos (total de R$ 200 mil), duas ações de despejo por calote (R$ 700 mil no total) e uma ação criminal por porte de arma em desacordo com o Estatuto do Desarmamento (pena de um a três anos de cadeia).

Nesta quarta-feira (19), a comissão da Câmara que ouvira Orlando Silva na véspera - Fiscalização e Controle - aprovou pedido da oposição para que o PM também possa falar. O depoimento ainda não foi marcado.

Veja e o PM. Armação a caminho?


Para quem está acompanhando a novela do soldado da PM João Dias Ferreira, a novidade agora é que, segundo informações, o PM não mostrou para a imprensa as provas que diz ter contra o ministro Orlando Silva, por que, segundo ele, os documentos vão ser entregues para a Revista Veja. Um amiguinho deste blog, que trabalha para revista, informa que até o momento a Veja ainda não recebeu nenhum documento do PM. A pergunta que fica é,  João Dias Ferreira, teria feito um acordo  ontem, na  reunião com membros da oposição, para a Veja ter exclusividade ais tais documentos?. Ou o seu João não tem provas?

E o Aceminho

ACM neto disse que lutando contra a corrupção - essa é a piada do ano. A oposição está tão preocupada com "desvio" que até chamam João Dias Ferreira que está até o pescoço envolvido em roubo para depor e não questionam patromonio milionário do PM

- o negocio da oposição é evitar corrupção, ou derrubar ministro?

O ACM (DEM) e´tão cara de pau que disse que o PT cochilou e eles aprovaram a ida do PM, mas a matéria nao foi aprovada por unanimidade?

É duro ver coroneis se passarem por defensores do patrimonio público, quando sabemos nós que a fortuna da familia do ACM é toda produto de .....Maracutais?

O DEM não tem cacife moral pra questionar a conduta de quem quer que seja. O DEM é o primeiro na lista dos partidos que mais tiveram políticos cassados de 2000 até hoje (69). Em segundo vem o PSDB (58). O que é mais estranho é que essa imprensa que se diz imparcial jamais procurou ir a fundo quando Arruda afirmou ter dado parte do dinheiro que ele desviou a ACM Neto.

Cadê a oposição?

Cadê a chamada para  reportagem  nos jornais da compra de parlamentares no governo do estado de SP?

Orlando aponta 'tribunal de exceção'; PM acusador alia-se à oposição



Passeata com mais de 120 mil pessoas --a avaliação é da polícia--  avança nesse momento para a praça Sintagma no centro de Atenas** é a maior manifestação de protesto registrada desde o início do processo de arrocho fiscal na economia grega**população emite sinais claros e sucessivos de uma divergência inconciliável com a opção feita pelo governo Papandreu de privilegiar os banqueiros credores e escalpelar o país

 ** China desacelera (leia análise nesta pag)**
Criação de empregos no Brasil registra queda de 16,5% em relação ao total de vagas criadas no 3º tri de 2010* 

Copom fixa hoje a nova Selic**

Passeta de mais de mil pessoas entre empresários e sindicalistas, ontem , em SP, após o lançamento do manifesto 'Mais empregos e menos juros'

Ministro do Esporte vai à Câmara defender-se de denúncias, repete acusação de 'bandido' contra policial detrator e pede à oposição 'racionalidade' para luta política não virar 'Tribunal de Nuremberg'. Após cancelar ida à PF por problema de saúde, João Dias Ferreira aparece de surpresa no Senado e faz acordo com oposição para depor. Proposta ainda precisa ser aprovada.
BRASÍLIA – Alvo de denúncia de corrupção, o ministro do Esporte, Orlando Silva, voltou a se defender, nesta terça-feira (18), desta vez em depoimento na Câmara dos Deputados, onde repetiu que seu acusador seria “bandido”, a reportagem da revista Veja, uma “farsa” e dizendo-se vítima de um “tribunal de exceção”.

Mas o que era para ser mais um dia de contra-ataques isolados terminou de forma inesperada. O detrator do ministro, o policial militar João Dias Ferreira, que mais cedo deixara de depor à Polícia Federal (PF) alegando problemas pessois, parecia recuperado à tarde, foi ao Senado, reuniu-se com adversários do governo, garantiu ter provas contra Silva e fez um acordo: topa dar um depoimento público na Câmara na quinta-feira (20).

O ministro ainda não chegara à Comissão de Ficalização e Controle, quando a presença de João Dias no Senado estava sendo soprada por assessores da oposição a jornalistas que acompanhariam o depoimento de Silva. A informação teve o efeito de dividir as atenções de parte da imprensa entre acusado e acusador.

Ao falar à Comissão, Orlando Silva usaria mais uma vez palavras fortes, como já tinha feito em diversas entrevistas concedidas desde o fim de semana. Referiu-se outra vez a João Dias, alvo de processos judiciais e de cobrança de devolução de mais de R$ 3 milhões ao ministério, como “criminoso”, “bandido” e “delinquente”.

Reclamou de ter de se defender de acusações sem provas feitas em uma “reportagem falsa”. Declarou-se vítima de uma “inquisição moderna”, de um “tribunal de exceção” e de um “tribunal de Nuremberg”, que “tangenciam com o fascismo e o autoritarismo”. E fez um apelo: “Não há racionalidade no processo político? Até na guerra tem limite. Na luta política tem que ter também.”

Quando chegou a vez de os parlamentares de manifestarem, os governistas cumpriram o esperado. Os líderes dos dois maiores partidos do Congresso apoiaram o ministro. “A reportagem confronta a Constituição, a presunção de inocência, e o condena liminarmente”, disse Paulo Teixeira (SP), do PT. “Ele [João Dias] diz ter gravações mas se omitiu, fugiu da luta e do jogo”, afirmou Henrique Alves (RN), do PMDB.

Acordo surpresa
A “omissão” mencionada por Alves referia-se ao não comparecimento de João Dias à PF, aonde o próprio havia se comprometido espontaneamente, na véspera, a ir depor. Por isso, foi com estranheza que Alves reagiu, quando os líderes dos três principais partidos adversários do governo – Duarte Nogueira (PSDB-SP), Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Rubens Bueno (PPS-PR) - chegaram a comissão e começaram a relatar reunião que haviam tido com João Dias por mais de uma hora e meia, no Senado.

“O depoimento dele é absolutamente estarrecedor. Traz detalhes e informações que não constam na imprensa, provas materiais inegáveis que precisam ser do conhecimento do Brasil”, disse ACM Neto. “Ele teme pela integridade física, pela maneira como vem sendo ameaçado”, afirmou o tucano.

No encontro com a oposição, o PM disse possuir gravação que incriminaria Orlando Silva - uma reunião que ele, João Dias, teria mantido com um secretário do ministério. Depois, à imprensa, disse que a gravação vai aparecer no tempo certo e que “vão surgir diversos documentos que em breve vão provar essa situação [esquema no ministério].”

À oposição, João Dias contou que a gravação será objeto de uma nova reportagem da revista Veja, no próximo fim de semana.

Oposicionistas de boa vontade
Feito o acordo com o PM, os líderes oposicionistas optaram pela tática do sangramento de Orlando Silva. Abriram mão de questionar o ministro, argumentando que só podem fazê-lo de forma adequada depois do depoimento público do PM. Não sabiam que alguns de seus correligionários haviam mostrado boa vontade com o ministro durante a sessão.

“Estou acostumado a ouvir bandido. Não vi nos seus olhos [do ministro] alguém que pegou dinheiro”, dissera o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), que é delegado da Polícia Federal. Também tucano, Vanderlei Macris (SP) afirmara acreditar que o ministro vai acabar perdendo o cargo, mas lhe deu o benefício da dúvida. “Do outro lado, quem fala não tem nenhuma estrutura moral.”

Os governistas não demonstraram disposição de aprovar a ida de João Dias à Câmara, proposta que será votada nesta quarta-feira (19). Acham que a ideia não passa de uma tentativa de chantagem de PM aliada à tentativa oposicionista de sangrar o ministro e desgastar o governo. Mas vão estar numa posição delicada de barrar um personagem que tem despertado tanto interesse jornalístico.

“A acusação é injusta. Se ele quer palanque, que procure outro lugar”, disse o líder do PCdoB, Osmar Júnior (PI). “É no mínimo esquisito ter a gravação e não ter apresentado ainda”, afirmou o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), para quem o caso está encerrado.

Mais explicações
Para Orlando Silva, porém, o caso ainda não está encerrado. Depois de quase quatro horas de audiência, o ministro ainda topou dar mais uma entrevista coletiva à imprensa, na própria Câmara. O assunto principal seria uma notícia surgida ao longo do dia, na internet: a compra, pelo ministro, de um terreno de R$ 370 mil em Campinas sob o qual passariam dutos da Petrobras.

A notícia deixava no ar a suspeita de que Silva não tinha dinheiro para a aquisição e que se beneficiaria com futura desapropriação da Petrobras. Em nota oficial, a Petrobras disse que não haverá desapropriação. E, na entrevista, Orlando Silva afirmou que foi uma compra regular e que se trata de sua única propriedade.

O ministro voltará ao Congresso nesta quarta (19) para dar explicações, agora no Senado.

Fotos: José Cruz/ABr

PM ganha apoio da oposição para embolsar os R$ 3 milhões dos cofres públicos





Reunião do PM João Dias e a sua bancada de apoio do PSDB, DEMos e PPS.
Que toma-lá-dá-cá é esse? A bancada demo-tucana deixa o PM embolsar R$ 3 milhões e escapar ileso, em troca de derrubar um ministro que quer reaver os R$ 3 milhões aos cofres públicos?

O PM João Dias Ferreira foi autuado pelo Ministério dos Esportes, TCU, CGU, Polícia Federal e Ministério Público Federal para devolver mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos, por dinheiro desviado de convênio não cumprido e fraudado.

Pela narrativa da revista Veja, está subentendido que ele ameaçou: ou abafavam suas maracutaias no Ministério do Esporte, ou ele produziria escândalo político.

O ministro Orlando Silva não abafou nada, e o escândalo político está aí, forjado.

O ministro chamou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, para resolver essa bandidagem e recuperar os mais de R$ 3 milhões de volta aos cofres públicos.

O PM fugiu de depor na Polícia Federal de manhã e, de tarde, chamou uma bancada de apoio de deputados e senadores do PSDB, DEMos e PPS, que estão desempenhando o papel de conspirar contra a devolução de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos, apenas para derrubar um ministro com base em uma mentira.

PM promete e não entrega provas

Em tempo: o PM falou, falou, falou e falou à revista Veja, ao Estadão, ao Jornal Nacional, à bancada demo-tucana, mas prova que é bom, até agora não apresentou nada, e ainda fugiu de depor na PF na manhã de terça-feira.
 
 
 

Bandido contratado pela Veja diz que tem provas, mas só vai mostrar depois de ouvir o áudio do grampo do Gilmar Dantas

O policial militar do Distrito Federal João Dias Ferreira fez mais ameaças nesta terça-feira (18) contra o ministro Orlando Silva (Esporte). Repetiu que tem provas da participação do ministro em irregularidades na pasta e diz que em pouco tempo "todos saberão quem é quem".
Casa que a honesta testemunha da Veja comprou com salário de PM


Hoje tem 'faxina' em frente a TV Globo no Rio

Convite:

Faxina na corrupção da imprensa e NAQUELA Corruptora.



Ato de protesto pacífico e bem humorado (mas com indignação): 

“Lavagem da calçada da Rede Globo”.

Dia: hoje (19/10/2011), quarta-feira
Hora: das 13 às 16 horas.
Local: Rede Globo de Televisão
Rua Von Martius, 22, Jardim Botânico - Rio de Janeiro

O evento, organizado pelo RioBlogProg, Fale-Rio, UNE, UEE-RJ, DCE Facha, DCE Uezo, DCE UVA, UJS, CTB, Unegro, UBM, Dacos Leonel Brizola, Dadir João Cândido e Datur João Amazonas, é aberto a toda a população.

Os organizadores pedem que sejam levados cartazes, vassouras e produtos de limpeza, pois, há muito tempo, a Rede Globo de Televisão merece uma boa faxina.

Além dos tradicionais, lembrem-se dos cartazes da hora, sobre a corrupção envolvendo a Globo com Ricardo Teixeira, de pedir para a ONG da Globo - Fundação Roberto Marinho - devolver os R$ 17 milhões do Ministério do Turismo.