Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula assume só depois de manifestação do PT e aliados no dia 18; ênfase será na retomada econômica; para FHC, é a volta do “analfabeto”

PRESDILMA1 (1)
Lula aceita convite de Dilma e assumirá Casa Civil
DÉBORA ÁLVARES
RANIER BRAGON
GUSTAVO URIBE
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quarta-feira (16) o convite da presidente Dilma Rousseff e assumirá a Casa Civil.
O acerto foi fechado em reunião no Palácio da Alvorada, que teve as presenças também dos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Jaques Wagner, que deixará o comando da Casa Civil e será chefe de gabinete de Dilma. Com isso, o petista comandará o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado de Conselhão.
O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), afirmou que a ida de Lula pra Casa Civil tem o objetivo de ajudar o Brasil a sair da crise e de evitar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff.
“Temos um ministro chefe da Casa Civil com larga experiência para ajudar o Brasil. A decisão de Lula na Casa Civil decorre do compromisso com o país, única e exclusivamente imbuído do propósito de ajudar o país a sair da crise”, afirmou o deputado, em entrevista no Salão Verde da Câmara.
Segundo o petista, a ida de Lula para o ministério não atrapalhará as investigações da Lava Jato. “Foi no mandato de Lula que a Procuradoria-Geral da República ganhou autonomia.”
GUINADA
Na tentativa de convencer seu antecessor a assumir um ministério, a presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com o seu antecessor, em um esforço que é considerado a última cartada da petista para evitar a abertura do processo de impeachment.
Na noite da terça-feira (15), após mais de quatro horas de jantar, o petista havia pedido à presidente mais tempo para analisar o convite.
Para assumir um ministério, o petista impôs como condição autonomia na articulação política com a base aliada e mudanças na política econômica para garantir a retomada do crescimento.
Esta última condição preocupa não só o mercado como interlocutores do ex-presidente no empresariado, pelo receio de demandar medidas como venda de reservas internacionais, queda forçada dos juros e liberação de mais crédito na economia.
Segundo petistas e integrantes do governo, sua nomeação poderá ser acompanhada da entrada de um time no governo Dilma.
Entre os nomes que Lula gostaria de levar para o governo está o de Celso Amorim para Relações Exteriores. Não está descartada a substituição de Aloizio Mercadante, na Educação. Outros nomes, como o de Ciro Gomes, são ventilados por petistas.
As mudanças na condução da política econômica podem provocar a saída do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Segundo a Folha apurou, Tombini tem dito a interlocutores que não ficará no comando do banco se o governo optar por uma guinada na política econômica, que passaria por uma redução forçada na taxa de juros e venda de parte das reservas internacionais.
Por outro lado, dentro do Palácio do Planalto há insatisfação em relação a Alexandre Tombini, que não estaria, na avaliação palaciana, adotando os remédios mais corretos neste momento para evitar uma recessão profunda no país.
LAVA JATO
Uma guinada na condução política do país justificaria sua presença na Esplanada dos Ministérios e afastaria a tese de que só pretenda escapar da prisão. Investigado na Operação Lava Jato, Lula, sendo ministro, terá foro privilegiado e sua prisão teria que ser autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A decretação de prisões cautelares é mais fácil na primeira instância.
É provável que os filhos do ex-presidente, que também são alvos do Ministério Público Federal, continuem com suas investigações a cargo da Justiça de primeira instância, a exemplo do que ficou decidido nesta terça sobre os casos da mulher e filha do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Réu na Lava Jato, Cunha tem foro privilegiado e é julgado no STF. As apurações sobre contas no exterior ligadas a jornalista Claudia Cruz e a Danielle Dytz da Cunha, mulher e filha do deputado, serão enviadas ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná.
ALIADOS
Integrantes de partidos aliados ao governo ainda não têm uma avaliação uniforme sobre a ida de Lula para a Esplanada dos Ministérios.
Um deles afirmou que “agora começa o terceiro mandato de Lula”, em referência à possível divisão de poder entre Dilma e o ex-presidente.
Outro afirmou ver poucas chances de que a nomeação consiga barrar o impeachment de Dilma: “Ele vem para organizar o último baile da Ilha Fiscal”, ironizou, lembrando a solenidade símbolo da queda da monarquia no Brasil.
A oposição já afirmou que irá ingressar na Justiça para tentar derrubar a nomeação do ex-presidente. Segundo o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), a nomeação é um tapa na cara da sociedade. Eles irão argumentar na Justiça que a nomeação não passa de uma tentativa de burlar investigações da Lava Jato.
DILMA, SOBE!
“Dilma, sobe!”. Esta é a brincadeira, que já corre entre petistas, sobre a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. No Palácio do Planalto, a Casa Civil fica no quarto andar. O gabinete da Presidência da República, no terceiro.
Quando era presidente da República e Dilma sua chefe da Casa Civil, Lula costumava chamar sua então ministra para o seu gabinete, por telefone, dizendo: “Dilma, desce”. Agora, dizem petistas, o comando muda. É “Dilma, sobe!”.
Segundo assessores presidenciais, Dilma e Lula sabem que serão criticados pela entrada do ex-presidente no governo. Entre os ataques esperados estão a acusação de que Lula estaria fugindo do juiz Moro. Outras críticas seguirão da linha de que Dilma virou uma “rainha da Inglaterra” e que seu segundo mandato acabou no início do segundo ano.
Assessores presidenciais dizem que estas críticas foram levadas em consideração, mas são o preço a ser pago pelo benefício maior, escapar da abertura de um impeachment contra a presidente Dilma.
PS1 do Viomundo: O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo a Folha (vejam a declaração), ficou irritado. E a Porto Seguro no twitter, mais ainda!
Captura de Tela 2016-03-16 às 16.10.16
PS2 do Viomundo: Lula aceitou o cargo com a promessa de mudança nos rumos da economia. Talvez engavetar a reforma da Previdência, talvez usar parte das reservas internacionais, como noticiou o Estadão:
Captura de Tela 2016-03-16 às 14.48.29
PS3 do Viomundo: A posse de Lula foi marcada para depois das manifestações do dia 18, promovidas por PT e aliados. O ex-presidente prometeu comparecer à da avenida Paulista. Cravamos Lula na Casa Civil às 18h34 minutos do dia 14, em nosso perfil no twitter. Sorry!
Ouça abaixo a entrevista dada pelo líder do PT na Câmara:
Afonso Florence (BA), líder do PT na Câmara dos Deputados
Audio Player

Paulo Pimenta (PT-RS)

DILMA FECHOU ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO EM FURNAS

Moro, Globo, Berlusconi e Trump "A Globo é o que é não pelo que deu, mas pelo que não deu!"

bessinha rede moro
O ansioso blogueiro cansou de esperar pelo pedido de demissão do Mercadante e foi à CNN assistir à cobertura das eleições primárias americanas.

A novidade foi a vitória acachapante do republicano (sic) Donald Trump na Florida, um estado decisivo, contra o senador Marco Rubio.

Rubio é um bonitão de 44 anos, queridinho do Tea Party, aquele partido da Pátria Branca que foi à Avenida Paulista.

(O Padim Pade Cerra fugiu da Avenida Paulista. Mas, seu fiel escudeiro, o dos chapéus, foi: nas páginas do Globo e da Fel-lha! Onde exibe a coragem que seu patrono não teve.)

Filho de cubanos, Rubio se elegeu senador pela Flórida, com uma maioria esmagadora.

Trump o trucidou impiedosamente, numa disputa de quatro candidatos: 46% a 27%.

O discurso da “vitória” de Trump é assustador.

Uma cruza de racismo oculto (como na Pátria Branca) com Protecionismo radical e um militarismo de fazer inveja à Hillary.

Mas, Trump é uma tragédia meticulosamente construída.

Ele dialoga com os pobres e “deixados pra trás” por uma feroz política de concentração de renda, que se acentuou a partir da decisão do Bill Clinton de “desregular” o mercado financeiro – uma obra de mestre do Franklin Roosevelt – e deixar os bancos assaltarem os pobres, o país ( e o mundo).

A propósito da resistível ascensão desse Arturo Ui, o articulista Roger Cohen, do New York Times, fez um paralelo que nos ilumina a resistível ascensão de Sergio Moro.

Cohen cita o também jornalista Alexander Stille:

“Stille fez uma importante observação, ao mostrar como a desregulamentação da televisão aberta nos Estados Unidos e na Itália – em contraste com a Inglaterra, a França, ou a Alemanha, onde redes estatais de televisão 'funcionam como um árbitro do discurso político e dos FATOS QUE PASSAM A SER ACEITOS COMO NATURAIS (ênfase minha – PHA) - essa desregulamentação engendrou um ambiente de verdades superficiais, um vale-tudo de 'realidades  alternativas' que levaram ao Trumpismo”.

E ao Moro!

A “realidade alternativa” que a Globo engendrou  trouxe no ventre o Moro e seu Sistema, que apavora o Wagner Moura, esse brasileiro que vale 1.000 Moros!

(Moura entende de tiranos, cada um à sua moda: acabou de interpretar o Pablo Escobar…)

A desregulamentação no Brasil é um crime até do ponto de vista tecnológico.

A Lei da Rádio Difusão do Brasil – porque a Globo não deixou atualiza-la – é de 1963!

E o Lula e a Dilma cometeram o pecado capital de não fazer a Ley de Medios nem construir uma tevê estatal forte.

Uma estatal forte que fosse “árbitro do discurso político e dos FATOS QUE PASSAM A SER ACEITOS COMO NATURAIS”.

O Brasil é uma m… - a tal editoria do jornalismo da Globo, que o Gilberto Freire com “i” pilota - passou a ser aceito como UM FATO NATURAL.

E não permitiu que se construisse um “árbitro do discurso político”.

A Globo e Moro correram soltos!

E o que dizia o Dr Roberto Marinho ao seu diretor de jornalismo, o Armando Nogueira – está no livro “O Quarto Poder”?

- Não quero preto nem desdentado no jornal nacional!

- A Globo é o que é não pelo que deu, mas pelo que não deu!

Assim se construiram “fatos naturais” que montaram discursos políticos sem arbitragem !

Papelão, seu Lula!

Papelão, Dona Dilma!

Vamos usar o controle remoto?

É o último recurso.

Porque se você desligar a Globo o Brasil melhora!

E o Moro some, na poeira da História!

Em tempo: para contemplar o retumbante fracasso da Operação “Mãos Limpas” na Itália, ler a entrevista de Alberto Vannucci, professor a Universidade de Pisa.

Em tempo2: para contemplar a retumbante ignorância do Dr Moro sobre o significado da Mãos Limpas, ler devastador artigo de Mino Carta.

Paulo Henrique Amorim