Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cid Gomes: Ciro "está absolutamente engajado" para eleger Dilma - Portal Vermelho

Cid Gomes: Ciro "está absolutamente engajado" para eleger Dilma

Candidato à reeleição, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB-CE), prometeu nesta quinta-feira (5) empenhar-se para conseguir entre 65% e 70% dos votos pró-Dilma Rousseff no estado. Pelos cálculos do governador, essa votação representa 2% do eleitorado nacional, o que daria uma tranquilidade maior para Dilma ser eleita presidente em outubro.

Ele também assegurou que seu irmão, o deputado Ciro Gomes (também do PSB), vai se empenhar para eleger a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mundando. “Ele está absolutamente engajado na campanha de Dilma no Ceará e assumiu a nossa coordenação política”, sustentou Cid.

Recente pesquisa Ibope realizada no Ceará mostra que os planos da família Gomes estão próximos de se realizar. Os números apontaram Dilma Rousseff com 57% das intenções de voto contra 23% de José Serra (PSDB) e 7% de Marina Silva (PV). Segundo Cid Gomes, o eleitorado cearense representa 4,5% do eleitorado nacional.

Na semana passada, Dilma e Ciro encontraram-se pela primeira vez desde que o deputado abandonou a candidatura presidencial e apoiar formalmente a candidata do PT. Ciro prometeu empenhar-se na campanha de Dilma, especialmente no Ceará. A candidata afirmou, após o encontro, que “deixou Ciro livre para escolher como será sua atuação”.

Apesar da garantia de apoio e parceria, não existe ainda uma previsão de quando Dilma visitará o Ceará. Cid Gomes afirmou que ainda vai conversar sobre o assunto com a candidata. Quanto ao presidente Lula, está marcada uma visita ao estado no dia 10 de setembro para inaugurar casas populares em Fortaleza e no interior.

Reeleição

Cid também demonstrou otimismo com a possibilidade de vitória de sua coligação nas eleições de outubro. O mesmo levantamento do Ibope aponta que Cid tem 49% das intenções de voto, seguido de Lúcio Alcântara (PR) com 24% das intenções de voto e Marcos Cals (PSDB), com apenas 9%. Para o governador, é possivel eleger “85% dos candidatos a deputado federal na coligação proporcional”.

Os prognósticos seguem positivos em relação à disputa para o Senado. Mas essa apresenta um quadro mais complicado para a coligação liderada pelo atual governador. Candidato à reeleição, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) aparece com 63% das intenções de voto. Bem atrás, vêm os deputados Eunício Oliveira (PMDB) com 27% das intenções de voto e José Pimentel (PT), com 25%.

A esperança de Cid é que o potencial de transferência de votos do presidente Lula no Nordeste ajude a alavancar as candidaturas do PMDB e do PT. “O presidente Lula é o principal eleitor da região. Estima-se que entre 45% e 50% dos eleitores votem diretamente em um candidato apoiado pelo presidente da República”.

Segundo o governador cearense, tanto Eunício quanto Pimentel podem apresentar-se como aliados direto do presidente, já que ambos foram ministros de Lula — Eunício ocupou o Ministério das Comunicações no primeiro mandato e Pimentel foi ministro da Previdência no segundo.

Da Redação, com informações do Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.