Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Petrobras: Maior prêmio da indústria de petróleo e gás offshore mundial

 Se o PT quer ir às ruas contra o golpismo, chegou a hora: trabalhadores da Comperj foram à luta e ocuparam a ponte Rio-Niterói; a Lava Jato está paralisando obras ligadas ao pre-sal; salários não estão sendo pagos. Esse é só um caso. Virão outros. Quem vai dar aos protestos o foco de uma virada em defesa da Petrobras e do Brasil?

 Escárnio: Eduardo Cunha dá a presidência da comissão de reforma política ao Demo

  O duelo entre a democracia e os mercados: acontece nesta 5ª feira o encontro entre o líder grego, Alexis Tsipras, e a guardiã da plutocrracia financeira, Angela Merkel; a alemã comanda o cerco de desgaste e inflexibilidade contra a reivindcação grega de renegociar valores e indexações da dívida de 170% do PIB

 Dar nome aos bois: sem nunca se intimidar pelo cerco conservador interno e internacional, nem deixar sem resposta o jogral do jornalismo isento, Cristina Kirchner mantem popularidade entre 30% e 35%, mais recentemente chegou à casa dos 40%; mesmo seus críticos admitem que a presidenta argentina terá influencia decisiva na sucessão presidencial de dezembro próximo país

Petrobras: Maior prêmio da indústria de petróleo e gás offshore mundial

Pelas tecnologias desenvolvidas para produção no pré-sal, Petrobras receberá em Houston (EUA) o prêmio que é considerado o 'Oscar' das empresas de petróleo

 
Petrobras: Blog Fatos e Dados
 
pac / Flickr (montagem)

















Em maio de 2015, em Houston (EUA), a Petrobras receberá pela terceira vez o prêmio OTC Distinguished AchievementAward for Companies, Organizations, and Institutions em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada Pré-Sal. Esse prêmio é o maior reconhecimento que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.

Em 1992, a Petrobras recebeu o prêmio por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim e, em 2001, por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do campo de Roncador.

Em carta comunicando a premiação à Petrobras, o Presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes, destacou: “Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobras, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com esta nomeação. As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores são de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso.”

Desde 1969, a OTC promove anualmente o maior evento de negócios do mundo na área de produção offshore de óleo e gás. É frequentado por praticamente todas as operadoras de óleo e gás offshore, além de seus fornecedores. Atualmente tem uma frequência de 100 mil congressistas de 130 países.

Nele é discutido o estado da arte da tecnologia offshore de exploração, perfuração, produção e proteção ao meio ambiente e também são exibidas as mais recentes inovações em produtos e serviços da atividade de exploração e produção.

Produção no Pré-Sal

O recente recorde de produção de óleo na camada Pré-Sal, de 713 mil barris diários de petróleo, obtido em 21/12/2014, demonstra a robustez das tecnologias aplicadas.

grafico-producao-tijolaco.png

Créditos da foto: pac / Flickr (montagem)
 
 

Dez principais feitos tecnológicos do pré-sal

Conheça as novas tecnologias desenvolvidas pela Petrobras para a exploração do pré-sal e que lhe renderam o 'Oscar' das empresas de petróleo mundiais.

 
Blog Fatos e Dados - Petrobras
 
1-boia-sustentacao-risers.jpgPrimeira boia de sustentação de risers (BSR) - Tem como objetivo sustentar, na superfície do mar, as tubulações que conduzem o petróleo ou o gás do poço até a plataforma.

2-riser-rigido-desacoplado.jpg
Primeiro riser rígido desacoplado e em catenária livre, chamado de steel catenary riser (SCR) - Tubulação rígida, geralmente de aço, que leva o petróleo ou gás do poço às plataformas.

3-mais-profundo-steel-lazy-riser.jpg

Mais profundo steel lazy wave riser (SLWR) - Outro tipo especial de tubulação de aço, por onde passa produção de petróleo e gás dos poços até a plataforma, também instalada em águas mais profundas.

4-mais-profundo-riser-flexivel.jpg

Mais profundo riser flexível, a 2.140m - Tubulação que transfere o petróleo ou gás dos poços no fundo do mar para as plataformas de produção. Esta é a tubulação flexível em maior profundidade de água já instalada.

5-risers-flexiveis-monitoramento-integrado.jpg

Primeira aplicação de risers flexíveis com monitoramento integrado - Utilização pela primeira vez de uma tubulação flexível para transferir petróleo e gás do poço até plataforma, com controle integrado.

6-recorde-profundidade-lamina.jpg
Recorde de profundidade de lâmina d´água (2.103 m) para perfuração de um poço submarino com a técnica de pressurized mud cap drilling (PMCD) com sonda de posicionamento dinâmico - Poço em águas mais profundas já perfurado com a utilização de lama pressurizada. A lama é uma mistura utilizada para manter a pressão do poço durante a perfuração e evitar que suas paredes desmoronem.

7-primeiro-uso-intensivo-completacao.jpgPrimeiro uso intensivo de completação inteligente em águas ultra-profundas, em poços satélites - Poços satélites são poços produtores ou de injeção, perfurados distante da plataforma de produção.

8-primeira-separacao-co2.jpg

Primeira separação de CO2 associado ao gás natural em águas ultra-profundas - 2.220 m - com injeção de CO2 em reservatórios de produção - CO2 é um gás inodoro, incolor, não inflamavél, mais pesado que o ar, também produzido em alguns reservatórios junto com o petróleo, água e gás natural. Essa tecnologia permite separá-lo do petróleo e do gás natural para reinjeção nos reservatórios através de poços especiais, chamados poços de injeção, visando aumentar a produtividade dos poços.

9-mais-produndo-poco-submarino.jpg

Mais profundo poço submarino de injeção de gás com CO2 - 2.220 m de lâmina d’água - Com esse poço a Petrobras bateu o recorde de profundidade de poço para injeção de CO2, visando elevar a produção de petróleo e gás natural.

10-primeiro-uso-alternado.jpgPrimeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em água ultra-profunda - 2.200 m - A injeção de água e gás é utilizada para aumentar a produtividade dos reservatórios de petróleo e gás.



Créditos da foto: reprodução
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.