Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Brasil vende corvetas “Barroso” à Guiné Equatorial


Tradução: Comandante Melk

Ao receber o presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva no aeroporto de Malabo, Teodoro Obiang líder controverso da Guiné Equatorial informou ao seu convidado que alem de assinar ambiciosos acordos comerciais entre os dois países, confirmou sua vontade de aderir a Comunidade dos Países de Língua Portuguêsa.

A questionada aspiração, iniciada há dois anos e apoiada pelo Brasil, baseia-se que, além do espanhol, seguido pelo francês, o Português ainda é falado em uma de suas ilhas, Annobon, descoberta por Portugal, que foi a primeira potência colonial a entrar na Guiné Equatorial, antes de 1500, portanto, após um periodo de domínio holandês, retornou a este território, de onde comandava o comércio de escravos.

Portugal deixaria esse território após o Tratado de San Ildefonso e lhe governaria a partir da capitania de Montevidéu até 1811. As relações com o mundo lusoparlante ressurgiu em 1974 quando o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o país agora um pais Africano independente, então sob a ditadura brutal de Macias Nguema, determinado a apagar o passado linguístico espanhol e eliminar grupos étnicos. Hoje, com um comércio de 300 milhões de dólares entre os dois países, o petróleo é o capítulo principal, enquanto os empresários brasileiros tentam convencer seus pares Africano que são melhores fornecedores do que os chineses.



Assim, a Engeprom, comprometeu-se com a Marinha do Brasil para estabelecer uma relação privilegiada, similar ao que mantém com a Namíbia, com o seu par da Guiné Equatorial, desta forma conseguido exportar para a mesma uma ou duas unidades da Corveta da classe Barroso, o mais moderno meio naval construido hoje pelo Brasil, que utiliza como armamento principal lançadores de mísseis e conta com capacidade de transportar um helicóptero. Durante a visita ao Brasil de Obiang a empresa Embraer convidou-o a visitar as suas instalações, tambem mostrou aos executivos que acompanhavam a visita presidêncial, seu potencial não só militar, mas tambem para equipar a combalida aviação comercial da Guiné Equatorial, ou fornecer aeronaves VIP que são muito necessarias ao governo.

Após assinados os acordos, chegou ao país a Corveta Barroso que está em uma turné pela Africa.

Leia também na matéria exclusiva da Alide: Assinado Acordo de Intenções para venda de derivado da classe Barroso para Guiné Equatorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.