Agora é quase oficial. O próprio Greenwald deu uma série de pistas em seu post de ontem. A NSA, agência de informação ligada ao Departamento de Defesa, espionou a nossa presidência da república, a Petrobrás e o governo como um todo, para obter informações vantajosas sobre as novas jazidas de petróleo na costa brasileira. E possivelmente outras informações de cunho estratégico para a economia brasileira.
Greenwald publicou um comunicado recente da NSA, divulgado no Washington Post, no qual a agência admite que andou bisbilhotando por aí, mas afirma que, à diferença da China, jamais o fez visando ganho financeiro.
“Tomem nota disso”, ironiza o blogueiro, para logo em seguida lembrar que um dos maiores problemas da NSA e do governo americano, desde o início dos vazamentos feitos por Snowden, é que suas defesas em resposta às reportagens são rapidamente desmentidas pela reportagens seguintes.
E fornece uma pista: a reportagem que irá ao ar no Fantástico hoje, com novos vazamentos, revelará que esse último comunicado da NSA foi o mais mentiroso de todos.
Os brasileiros devem tomar cuidado para avaliarem com justiça a gravidade desse tipo de espionagem. Os EUA não espionam o governo brasileiro, e virtualmente todos os brasileiros, apenas por curiosidade, mas para melhor saquearem as nossas riquezas. A consequência dessa violação, portanto, é dificultar o nosso desenvolvimento e a superação de nossas mazelas.
O país terá que responder a essa agressão com investimentos maciços em tecnologia da informação e segurança cibernética. É uma boa oportunidade, aliás, para ampliarmos o volume de recursos investidos em pesquisa tecnológica e iniciarmos, em parceria com outras nações em desenvolvimento, esforços para construir uma indústria tecnológica livre das garras do Tio Sam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.