Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Reflexões de um forte candidato a Presidente! Eleição direta não basta!​

Lama2.jpg
Conversa Afiada reproduz reflexões matutinas de um forte candidato a Presidente da República.
Porque, como disse o ansioso blogueiro na TV Afiada "Se o Lula não for candidato... estatizar a Globo!", está cedo para escolher um candidato: porque candidato tem!
A gente acha!
Por exemplo:
O desgoverno Temer acabou. Mas​,​ e o dia seguinte? O que fazer? Eleições diretas já são importantes, mas não são suficientes.

Com o atual sistema, o provável é que, no Parlamento, se reproduza o quadro atual, com influência aberta ou velada de interesses econômicos (inclusive econômico-religiosos ou econômico-midiáticos).

As condições que geram a ingovernabilidade - e que estão na raiz dos escândalos e das crises recentes - persistirão. Ao lado das diretas já para Presidente, temos que ter uma "Constituinte exclusiva já", eleita sob regras novas.

A questão é quem as estabelece?

O STF com base no que já se vinha discutindo (lista fechada, cláusula de barreira, financiamento público)?

Parece difícil.

Ou outro mecanismo nascido da sociedade civil, com participação da CNBB, a própria OAB (que parece haver despertado), sindicatos e outra associações?

Para falar a verdade, não sei. Acho que ninguém sabe.

Mas​,​ se não aproveitarmos a crise mais profunda da nossa ​H​istória desde o golpe de 1964 para reformar em profundidade o sistema político eleitoral, não sairemos do pântano, mesmo que consigamos (o que não é certo) eleger um presidente progressista e reformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.