“Vocês já viram banqueiro nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia”, questionou Lula.
Saiu na BBC Brasil:
SEM COMENTAR DENÚNCIAS, LULA FAZ CRÍTICA VELADA À IMPRENSA
Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil
No encerramento de uma conferência em Paris organizada por seu instituto, o ex-presidente Lula evitou comentar as denúncias do empresário Marcos Valério divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo, mas fez uma crítica velada à imprensa brasileira.
Sob fortíssimo esquema de segurança, que impedia a todo custo a aproximação de jornalistas, Lula falou no evento por 1 hora e 20 minutos. Pouco antes de concluir seu discurso, que focou na necessidade de buscar soluções para enfrentar a crise, o ex-presidente fez, sem elo direto aparente, uma rápida comparação sobre o tratamento dado pela mídia às denúncias contra políticos e contra banqueiros.
“Quando político é denunciado, a cara dele sai noite e dia nos jornais. Vocês já viram banqueiro nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia”, afirmou Lula em tom crítico, sob aplausos da plateia.
Na terça-feira, o ex-presidente foi alvo de denúncias do empresário Marcos Valério, segundo o qual o ex-presidente teria avalizado empréstimos e tido parte de suas despesas pessoais pagas com o dinheiro que abastecia o esquema de compra de votos de parlamentares durante seu governo.
As acusações foram publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo.
(…)
Em seu discurso no encerramento do “Fórum pelo progresso social: o crescimento como saída da crise”, organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaurès e aberto na terça-feira por Dilma e Hollande, o ex-mandatário brasileiro falou longamente sobre como seu governo lidou com as crises econômicas.
(…)
Lula estava bastante empolgado em seu discurso e fez a plateia rir várias vezes e também aplaudir, como no momento em que ironizou o fato de ter perdido várias eleições e “que um dia o povo brasileiro ficou com tanta dó” que o elegeu.
O ex-presidente fez um balanço de seu governo e das transformações econômicas e sociais durante seus mandatos, falou sobre as novas relações internacionais do Brasil iniciadas por ele e comentou também a crise atual.
Lula viaja para a Catalunia, na Espanha, na manhã desta quinta-feira, onde irá receber um prêmio por sua luta no combate à pobreza.
Clique aqui para ler “Lula: crise chama para decisões políticas”.
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.