247 - A médica cubana Ramona Matos Rodríguez, que deixou o programa Mais Médicos e que foi recebida pela liderança do DEM na Câmara, está hospedada no apartamento funcional do deputado federal Abelardo Lupion (DEM), de quem também tem utilizado o carro pessoal, mas com combustível pago pelo Congresso. Os demistas também fizeram uma "vaquinha" para arrecadar dinheiro para a médica. Na terça-feira (4), primeiro dia da cubana como refugiada, ela recebeu R$ 850 para comprar roupas e itens de higiene pessoal. Desde então, novos valores têm sido repassados de acordo com pedidos de Ramona. Estas informações são de reportagem do portal IG.
De acordo com as regras da Câmara, é "vedada cessão ou transferência (do apartamento funcional) para terceiros", conforme definido no Ato da Mesa Diretora da Câmara nº 5, de maio de 2011. "O imóvel destinar-se-á exclusivamente à residência do Deputado e de seus familiares, vedada a cessão ou transferência a terceiros, a qualquer titulo", diz o ato.
A médica tem sido transportada pela capital federal pelo motorista Geosmar Soares Cunha, que é lotado oficialmente como "secretário parlamentar" no gabinete de Lupion. O cargo oficial do motorista é definido pelo Ato da Mesa nº 58, de 2010, como de "exercício em Brasília, nos gabinetes parlamentares, ou no Estado de representação do parlamentar". A definição, contudo, recebeu do mesmo ato da Mesa Diretora da Câmara a atribuição de "conduzir veículo" como uma das tarefas de um secretário.
Além de dirigir, o motorista também assumiu o papel de acompanhante da médica cubana no apartamento funcional ocupado por ela. Ramona tem sido acompanhada por uma funcionária aposentada da Câmara, que passa o dia apresentando Brasília à estrangeira. À noite, além da companhia do motorista de Lupion, Ramona é assistida por um funcionário da liderança do DEM – a equipe se reveza para dormir no apartamento junto com a médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.