Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MAIS UMA DA MÍDIA GOLPISTA.

 
 
Aos colegas Cirurgiões Plásticos, membros da SBCP-RS.
Esclarecimento:
     Em relação à reportagem no programa Vida e Saúde que foi ao ar sábado (03/09/11), temos o seguinte a esclarecer:
     A RBS TV procurou a SBCP-RS para entrevista a respeito de Cirurgia Plástica da face. Recebi a equipe para gravação em meu consultório e pautei a entrevista por informações gerais, alguns detalhes técnicos e segurança em Cirurgia Plástica. Neste último item citado ilustrei com a figura do quadrilátero (diamante) de segurança: paciente/ procedimento/ estabelecimento/ e o Cirurgião Plástico – chamando a atenção para a formação do Cirurgião Plástico e necessidade do Título de Especialista pela SBCP e registro da especialidade no CRM. Ainda enfatizando com o slogan nacional da SBCP: “Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico.” Ao final da entrevista a repórter pediu indicação de pacientes operadas para relatar seus casos, bem como fotos de pré e pós operatório. Fui categórico em minha resposta: eu como Presidente da SBCP-RS NÃO posso exercer estas práticas: a indicação de pacientes como “cases” (quebrando sigilo médico), bem como a exibição de fotos de pré e pós são condenadas tanto pelo Estatuto da SBCP quanto pelo Código de Ética Médica do CRM.
     Posto isto, qual não foi a minha surpresa (e a de todos) ao ver a reportagem exibida:
     Com uma capciosa mistura editorial de imagens, a reportagem da RBS TV colocou intercaladamente imagens e dados fornecidos por nossa entrevista como Presidente da SBCP, mesclados com informação de outro médico não especialista pela SBCP/sem registro de Especialista como Cirurgião Plástico no CREMERS – incluindo depoimento e fotos de pré e pós de pacientes operadas por este colega médico não Especialista.
     Concluo lamentando o ocorrido, peço desculpas aos colegas membros da SBCP pelo mau uso do nome da nossa entidade em reportagem que incluiu transgressões às nossas regras internas, bem como do Código de Ética Médica, numa situação estranha em que a imprensa agiu de má-fé, excluindo na edição informações primordiais no eixo do que foi questionado, ludibriando o telespectador e prestando um desserviço ao mal utilizar o nome de nossa Sociedade.

“Para você ver a TV que você vê, a gente faz muita coisa que você não vê.”

Pedro Bins Ely.
Presidente SBCP-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.