Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quinta-feira, 26 de julho de 2012

China propõe aliança estratégica ao Mercosul: um dragão no quintal

Isso Só Acontece…
 
Ontem nas Olimpíadas (que não estão acontecendo, já que não deu na GROBO) em Londres o comitê organizador foi pivot de uma gafe de proporções nucleares. Na apresentação das jogadoras de futebol feminino do time da Coréa do Norte, a bandeira que aparecia era a da Coréia do Sul, o mesmo ocorrendo nas bandeiras no campo! Um atraso de mais de uma hora para o começo do jogo foi necessário para acalmar os ânimos justamente exacerbados da comitiva Coreana. Nada disso está nos principais noticiários, como deveria estar se fosse no Brasil!

É, mas enfim, isso só acontece, em Londres

China propõe aliança estratégica ao Mercosul: um dragão no quintal

Por Raúl Zibechi, no Correio da Cidadania   

A crise política no Paraguai e suas repercussões na região deixaram a visita do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e a renúncia no principal cargo do Mercosul em um segundo plano da agenda de notícias. A China mostrou que está disposta a jogar pesado, inclusive na principal área de influência dos Estados Unidos.
A polêmica após o golpe no Paraguai, a suspensão do país do Mercosul e o ingresso da Venezuela não conseguem disfarçar as dificuldades do bloco, aflito pelas consequências da crise global e a ascensão da China como potência global. A aliança está parada porque o que convém para uns prejudica outros.
A expressão das dificuldades foi a demissão do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário geral do Mercosul, na recente cúpula em Mendoza. Em sua carta de despedida trazia uma análise lúcida da realidade atual do bloco.
Observa-se que a crise econômica na Europa e EUA e a ascensão da China geram um enorme fluxo de capital para o sul, que “corroi as relações intra-Mercosul, base principal do processo de integração”. A desindustrialização, diz ele, é uma das piores conseqüências e deve ser tratada através dos recursos da exportação de commodities.
Expansão gradual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.