Saiu no blog Os Amigos do Presidente Lula:
FHC dá seu testemunho de que a grande imprensa é corrupta
Sobre o artigo de FHC referido na nota abaixo, tem um parágrafo onde o demo-tucano deixa escapar, sem querer, seu testemunho, do alto de quem já foi Presidente da República e teve na mão a caneta das verbas publicitárias:
Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os “movimentos sociais” ou o “povão”, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos. Isto porque o governo “aparelhou”, …,além da influência que exerce na mídia com as verbas publicitárias.
O demo-tucano atirou no PT mas acertou em cheio no PIG (imprensa golpista). Ele escreve com todas as letras que as verbas publicitárias são instrumento para corromper o PIG. Mas isso só pode ser constatado em seu governo e nos governos demo-tucanos estaduais, pois desde que Lula foi eleito, o governo petista só apanha da imprensa.
FHC apenas revela seu temor – conhecedor que é da índole corrupta da imprensa corporativa – dela estar se oferecendo, à venda, para o governo Dilma, depois de levar uma sova durante 8 anos de tentativa de derrubar Lula e impedir Dilma de ganhar as eleições.
Não é novidade nenhuma para nós, mas que eu me lembre, é a primeira vez que um grão-tucano entrega seus comparsas da imprensa desta maneira tão explícita.
Nos oito anos do cinzento Governo FHC-Cerra, a Globo tinha 50% da audiência.
E ficava com 80% da verba publicitária do Governo Federal.
Ou seja, o Farol de Alexandria subsidiava a Globo no que correspondia a essa diferença – com 50% da audiência ficava com 80% da publicidade.
(O maestro dessa sinfonia era o Andrea Matarazzo, depois notável embaixador do Brasil na Itália.)
No Governo do Nunca Dantes essa relação se estreitou, gradativamente.
Hoje, a Globo tem perto de 40% da audiência.
E perto de 40% da verba publicitária do Governo Federal.
Ou seja, a Globo leva para casa o que ela entrega ao anunciante: 40%.
Acabou a sopa.
É por isso que a Globo quis derrubar o Nunca Dantes.
E continua a tentar desmoralizá-lo.
Por falar nisso, por que o Governo da JK de saias não apura direitinho o que a Globo entrega ?
A Globo recebe um anuncio da “…brás”, do Governo Federal.
E cobra o correspondente a 40% da audiência.
Mas, quem diz que ela entrega, de fato, 40% da audiência ?
Quem diz é o Globope, cujo maior cliente é a Globo.
Por que o Governo da JK de saias não monta um sistema público de pesquisa de audiência, com acesso aberto na internet ?
Como se sabe, a “ciência” do Globope se reduz colocar um aparelhinho em meia dúzia de lares, na Grande São Paulo.
É assim que o Globope diz qual é a audiência da Globo – e é assim que o gosto do espectador de São Paulo determina programação da televisão brasileira, do Oiapoque ao Chuí.
Por que não fazer uma pesquisa ampla, nacional, online, transparente, paga por todo mundo: ABERT, Governo, agencias etc etc .
Com a banda larga isso vai ser uma moleza.
Ainda mais se a JK de saias enquadrar as telefônicas, como acaba de fazer.
Ou será que às agências não interessa quebrar essa tríade de ferro, que sustenta a indústria publicitária brasileira há décadas: Globo, Globope e bonificação por volume (quanto mais a agência anuncia na Globo, mais a agência – e, não, o anunciante – leva grana para casa) ?
Tai, amigo navegante, precisamos meditar sobre isso, você não acha ?
Que tal mandar uns palpites, umas informações a esse ansioso blogueiro ?
Paulo Henrique Amorim
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