Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

domingo, 8 de julho de 2012

A ESQUERDA E A GRANDE MENTIRA DO DINHEIRO


*Eduardo Campos dá um cala boca no dispositivo midiático demotucano e avisa: "Em 2014 estarei do lado em que sempre estive: o PSB deve apoiar Dilma para se reeleger presidente". (Folha, espumando, 08-07) 

**Libor, a fraude do século: há 20 anos quem duvidasse da lisura no cálculo da Libor era olhado com o mesmo desdém hoje dirigido aos que advogam o controle público das finanças, como requisito à superação da crise.(Leia mais) 


*Lula a Chávez: "tua vitória será nossa vitória" (nesta pág).

 



"Cada vez que há uma crise, o leque de respostas do sistema se estreita. O sistema global teve que regressar à origem e exacerbar a exploração dentro de casa. Também sabemos que, segundo as cifras mais otimistas, há 75 vezes mais dinheiro que riqueza. E essa mentira funciona enquanto o capital financeiro decida seguir na trilha da mentira. Quando  diz "nós paramos", isso é mentira  (fica evidente que) a brecha entre o dinheiro e a riqueza é tão grande que não poderá pagar.Daí, insisto, a importância deste Foro e da América Latina. Não me canso de repetir que a salvação do planeta ou vem da América Latina, ou não vem de nenhum lugar. A América Latina é o continente que sofreu o problema neoliberal e conseguiu superá-lo. (mas há desafios não resolvidos)  creio que seria um erro apoiar-se em um movimento social para oferecer-lhe somente o que o modelo anterior deixou de (lhe propiciar). Satisfazer (a demanda social) sem educar com os novos valores da alternativa que queremos construir pode repetir aqui o que ocorreu na Europa: a esquerda construiu a sociedade das classes médias, mas essas classes médias se converteram em novos proprietários sem ideologia" (Juan Carlos Monedero, ex-conselheiro de Chávez, em entrevista a Carta Maior,no 'Foro São Paulo'; leia nesta pág)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.