Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

terça-feira, 2 de julho de 2013

Comportamento de “coxinhas” paulistanos é tema de análise sociológica. Postura política típica de um coxinha padrão: individualista e conservadora. Três Expoentes: A “Coxinha Política”: Soninha Francine. O “bom moço”: Luciano Huck. O “engraçado”: Tiago Leifert.

Comportamento de “coxinhas” paulistanos é tema de análise sociológica. Postura política típica de um coxinha padrão: individualista e conservadora. Três Expoentes: A “Coxinha Política”: Soninha Francine. O “bom moço”: Luciano Huck. O “engraçado”: Tiago Leifert.

Imagens : A revolução dos coxinhas e seus estranhos amigos
pa
“Coxinha”, sociologicamente falando, é um grupo social específico, que compartilha determinados valores. Dentre eles está o individualismo exacerbado, e dezenas de coisas que derivam disso: a necessidade de diferenciação em relação ao restante da sociedade, a forte priorização da segurança em sua vida cotidiana, como elemento de “não-mistura” com o restante da sociedade, aliadas com uma forte necessidade parecer engraçado ou bom moço.
Os coxinhas, basicamente, são pessoas que querem ostentar um status superior, com códigos próprios. Até algum tempo atrás, eles não tinham essa necessidade de diferenciação. A diferenciação se dava naturalmente, com a absurda desigualdade social das metrópoles brasileiras. Hoje, com cada vez mais gente ganhando melhor e consumindo, esse grupo social busca outras formas de afirmar sua diferenciação.
Para isso, muitas vezes andam engomados, se vestem de uma maneira específica, são “politicamente corretos”, dentro de sua noção deturpada de política, e nutrem uma arrogância quase intragável, com pouquíssima tolerância a qualquer crítica.
Expoentes: 1) O “engraçado”: Tiago Leifert - Uma característica importante do coxinha padrão é tentar ser descolado, descontraído e não levar as coisas a sério. 2) O “bom moço”: Luciano Huck é a representação da família bem sucedida e feliz. Casado com outra apresentadora da Globo, Angélica, forma um dos “casais felizes” da emissora. Praticamente uma cartilha de como montar uma família coxinha. “Case-se com alguém bem sucedido, tenha dois ou três filhos, e leve eles para festinhas infantis junto com outros filhos de famosos”.  3) A “Coxinha Política” Soninha Francine. Tenta conciliar a fama de “descolada”, adquirida nos anos como VJ da MTV, com uma postura política típica de um coxinha padrão: individualista e conservadora. E, pra variar, manifesta tais posturas via… Twitter. 
Comportamento de “coxinhas” paulistanos é tema de análise sociológica
Correio do Brasil - 23/6/2013 

(co.xi.nha) Bras. Cul.


sf.
1 Coxa de galinha, que se usa ger.na preparação de canjas e sopas,
ou como parte do frango à passarinho 
sf.
2 Salgadinho empanado e frito
em forma de coxa de galinha,
com uma porção de sua carne
envoltos em massa de farinha de trigo 

[F.: coxa + -inha.]•
manifestação coxinha
Manifestação coxinha
As manifestações que se proliferam Brasil afora deixaram, em São Paulo, marcas muito maiores do que a vitória do Movimento Passe Livre, que conseguiu reduzir em R$ 0,20 o preço da passagem nos transportes públicos. Incluiu mais um significado à palavra “coxinha” e ao verbo “coxiinhar” para, no futuro, ser sintetizada nos dicionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.