Amoral Nato
Nessa edição (16/11/11) do 'programa' do jornalismo de programa da GROBO, o GROBONIUS em Pauta, o esbelto e vazio Sérgio Aguiar, começa mais um programelho institucional, daqueles que se apresenta quando falta notícia, ou quando falta vergonha na cara de assumir os próprios vacilos e micos monumentais.
Ele vai entrevistar o Ascânio Selênio (que nome!), diretor de redação d'O GROBO e responsável, desde setembro, por uma equipe de mais de 400 pessoas, aqui e no exterior; especializadas em nos desviar a atenção dos fatos mais importantes que deveriam sim ser manchete.
Dessa vez, para variar mesmo e surpreendentemente, a entrevista começa já com a confissão de que O GROBO faz uma triagem das notícias a apresentar, coisa do mais puro jornalismo de esgoto. A desculpa é que hoje a informação é rápida e o jornalismo tem que ser mais rápido ainda. O fato em si é estranho, estranho eles assumirem que fazem triagem das notícias, sendo que o critério da escolha é estabelecido por eles. Eles dizem o que nós vamos ler ou assistir, independente de verdadeira relevância. No mesmo dia, por exemplo, o caso Lupi foi manchete (amarelada) repetida ad nauseun em todos os telejornais da emissora, enquanto a vazamento de óleo da plataforma da CHEVRON já rola há uma semana e ninguém aborda o assunto com a seriedade que seria de se esperar!
Estranho eles quererem nos convencer de idoneidade revelando que sim, escolhem, segundo critérios obscuros, o que vai ser apresentado não só no jornal, como nos telejornais do grupo (monstro) Marinho!
Acompanhem mais essa do Jornalismo de Programa da GROBO.
http://g1.globo.com/videos/globo-news/globo-news-em-pauta/t/todos-os-videos/v/ascanio-seleme-a-gente-faz-noticia-para-publicar-no-minuto-seguinte/1698970/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.