Que os noticiários da Tv Globo são uma máquina de produzir deturpações – não sem muito nisso diferenciarem dos demais das outras emissoras de televisão – todos sabem. Mas há dias em que a coisa fica mais engraçada, por que completamente ridícula.
Parece mesmo, por vezes, que aqueles jornalistas esquecem que atualmente existe a internet e que aquilo que eles espalham vai ser engolido como verdade objetiva, que ninguém questionará nada como, inclusive, até bem pouco tempo atrás acontecia: não por que as pessoas não sabiam o que havia, mas por que não possuíam meio para contradizer.
Pode-se argumentar que eles ainda possuem audiência e que a internet no geral possui uma audiência muito diluída, o que atrapalha o conjunto da informação. Mas há quem lembre, por exemplo, que mesmo ausente completamente da grande mídia, o livro A Privataria Tucana, somente divulgado pela internet e por uma grande revista, caminha celeremente para se tornar o sucesso editorial desse verão.
Enfim, voltando ao assunto: hoje, a título de criticar aumento de salário e de gastos com custeio da Câmara dos Deputados em Brasília, o ex assessor de imprensa dos governos militares, Alexandre Garcia, argumentava que essa proposta ocorre justamente com o mundo em crise, salientando que essa crise se dá, na Europa, justamente pelo colapso do Estado de Bem Estar Social, que gasta muito com o bem estar do cidadão e não de seus políticos.
Somente alguém muito mal intencionado (ou completamente ignorante) afirmaria que os problemas econômicos do mundo desenvolvido são decorrentes do Welfare State. Isso é facilmente comprovável se pensarmos nos EUA, que também balançam atualmente e romperam por completo qualquer agenda de bem estar social há, pelo menos, 30 anos! Além disso, sabe-se, com clareza, que a crise é do neoliberalismo e sua agenda eminentemente financista – muito embora os remédios utilizados atualmente inclusive na Europa seja mais ortodoxia neoliberal e, assim como já vimos no Brasil outras vezes, está fadado a dar errado!
Eles são assim: mentem, falseiam, escondem e dissimulam. Se não ficamos atentos às sutilezas de seus discursos, somos engrupidos pelas carinhas sorridentes e pelo simulado bom senso.
Para ver o vídeo, clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.