Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

domingo, 29 de setembro de 2013

GILMAR (MENTES OU DANTAS ?) Quem são os “blogs ligados a determinados réus” ? Vale um processo ?

Conversa Afiada reproduz artigo afiado de Miro Borges, presidente de instituição – o Barão de Itararé que se dedica a desmascarar o partidarismo do PiG (**), hoje impiedosamente desmoralizado pelo Janio.

BLOGS ATORMENTAM GILMAR MENDES


Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ter pesadelos diários com os chamados blogs progressistas – também rotulados por seu fiel amigo, José Serra, de “blogs sujos”. Ele já ingressou com processos contra blogueiros e jornalistas independentes e também tentou asfixiar financeiramente as páginas na internet que o criticam. Nesta semana, em matéria no sítio da revista Veja, ele voltou a explicitar o seu trauma.

Diante das críticas do ministro Celso de Mello ao assédio que sofreu da velha mídia por ocasião do seu voto favorável aos embargos infringentes, o truculento Gilmar Mendes se fez de vítima: “Muitos ministros ficaram sob um ataque fortíssimo de blogs e de órgãos da mídia que são vinculados a determinados réus. E nem por isso ninguém tem reclamado”. Ele e outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, também defenderam a cobertura da “grande imprensa” no midiático julgamento do chamado “mensalão do PT”.

Depois do ex-senador Demóstenes Torres, que foi chamado de “mosqueteiro da ética” pela Veja, o ministro Gilmar Mendes é hoje um dos principais ícones da mídia tradicional. Tudo o que ela fala é destaque nas revistonas, jornalões e emissoras de tevê. Até suas bravatas e besteiras! Quem patrocinou “ataque fortíssimo” no julgamento do STF foi exatamente a mídia monopolizada e manipuladora – que julgou, condenou e executou sumariamente os réus do “mensalão”. Gilmar Mendes sabe disto, mas se finge de inocente!

Ele teme as criticas na internet – na qual já foi batizado de “Gilmar Mentes” e “Gilmar Dantas”. Sabe que os “blogs sujos” fazem o contraponto às distorções do Partido da Imprensa Golpista (PIG). Mas o truculento ministro não tem como barrar os avanços no setor. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta semana, 83 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, declararam ter acessado a rede mundial de computadores no ano passado, o que corresponde a 49,2% da população nesta faixa de idade.

Na comparação com 2011, quando 77,7 milhões de brasileiros acessaram a internet, o crescimento foi de 6,8%. E o aumento do número de internautas se deu principalmente entre os mais jovens. Segundo reportagem da Agência Brasil, “no grupo de 15 a 17 anos, a proporção chega a 76,7%. Entre os que têm 50 anos ou mais, 20,5% acessam a internet”. Estes números devem atazanar os sonhos do ministro Gilmar Mendes. Se dependesse dele, a internet nem teria sido inventada ou seria censurada. Ela dá muitos pesadelos!



(*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para vercomo outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva (***) preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista (****) decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
.

(***) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia. E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.

(****) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (**) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.