Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Beto Richa, do PSDB, censura pesquisas (nesse caso não é censura)


29/09/2010 às 00:00:00 – Atualizado em 28/09/2010 às 22:44:37
Mais uma pesquisa é suspensa pelo PSDB no Estado
Seguindo a mesma metodologia de sondagens anteriores, nova pesquisa do Instituto Datafolha, contratada pela RPC-TV e pelo jornal Folha de São Paulo, com intenções de voto para governador do Estado e prevista para ser divulgada hoje foi novamente suspensa pelo juiz Nicolau Konkel Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após pedido de impugnação da coligação “Novo Paraná”, do candidato tucano Beto Richa.
É a quarta pesquisa com intenções de voto para governador suspensa no Paraná e a segunda do Instituto Datafolha, desde a semana passada. A argumentação do advogado da coligação “Novo Paraná”, Ivan Bonilha, para a nova impugnação é que o Datafolha continuou com o seu método de registro, sem discriminar entrevistados por grau de instrução, sexo e faixa etária, que é o mesmo empregado em todos os estados do Brasil.
“O Datafolha manteve os mesmos desvios, não abriu sua planilha amostral. Isso põe em dúvida a credibilidade do Datafolha como pesquisa isenta e bem estruturada”, afirma Bonilha.
A contestação sobre o método do Datafolha surgiu apenas no Paraná. Nos demais estados, as pesquisas para governador têm sido divulgadas normalmente. A falta de informação por aqui causou protestos na coligação adversária, “A União Faz um Novo Amanhã”, do pedetista Osmar Dias.
“Imagine se fosse o PT do Paraná que tivesse pedido a suspensão da divulgação das pesquisas. Iriam nos crucificar em praça pública, iriam dizer que nós estávamos promovendo a censura”, respondeu o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
No TRE do Paraná, há ainda duas pesquisas registradas, cujas coletas de informação acabam no sábado, dos institutos Datafolha e Ibope. Bonilha diz que ainda não analisou a possibilidade de impugnação nestes dois casos. Ao contrário do Datafolha, o Ibope adaptou a forma de registro para que não haja nova contestação e para a pesquisa possa, então, ser divulgada.
A Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep) divulgou ontem nota na qual lamenta as sucessivas representações contra a divulgação das últimas pesquisas feitas por Ibope, Datafolha e Vox Populi, no Paraná.
“Respeitamos a decisão da Justiça, tomada com base no devido processo legal. Entretanto, entendemos que o maior prejudicado com esse desfecho foi o próprio eleitor paranaense, privado do seu direito constitucional de livre acesso à informação”, afirma a nota, assinada pelo presidente da Abep, Paulo Pinheiro. A última pesquisa com intenção de votos para governador no Paraná, do instituto Datafolha, foi divulgada em 16 de setembro.
Inserções
As inserções do candidato Beto Richa na televisão estão barradas até amanhã, último dia da propaganda eleitoral, em dez emissoras paranaenses, por invasão do candidato a governador, no último final de semana, ao espaço dedicado aos candidatos ao senado da coligação. A decisão, que inclui as principais emissoras da capital a afiliadas no interior, foi confirmada ontem pelo juiz do TRE Luciano Carrasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.