*DEBATE: o passo seguinte do desenvolvimento brasileiro : leia a análise semanal de Amir Khair; nesta pág** 'Mais e Melhor': pesquisa em 39 países realizada pela Pew Research Center reserva aos brasileiros um recorde: 88% tem certeza que sua situação econômica estará melhor ainda em 2014**59% acham bom o quadro econômico nacional e 79% acreditam que ele ficará melhor ainda em 2014; o otimismo neste caso só é inferior aos dos chineses ('Valor')
BOLSA FAMÍLIA: QUEM SABE FAZ A HORA
Uma dimensão negligenciada do boato sobre a extinção do Bolsa Família foi a mobilização instantânea de 900 mil pessoas, detentoras do benefício em 13 estados. As suspeitas quanto à origem da mentira produziram vapor. Mas o potencial político da mobilização de dezenas de milhares de brasileiros tocados pela ameaça a um direito adquirido, persistiu na sombra. Não deveria. Essa foi a primeira ‘manifestação conjunta', não eleitoral, de um universo considerado uma esfinge política à direita e à esquerda. Se foi um ensaio de coisa pior , certamente a octanagem da amostra está sendo analisada com cuidado por quem de direito. Ainda que as investigações desqualifiquem tal suspeita, o governo não deveria menosprezar a preciosa informação que lhe chegou por vias tortas. Criado há dez anos sob o guarda-chuva da política brasileira de segurança alimentar, apelidada de Fome Zero, o Bolsa Família tem poder inflamável 14 vezes superior à escala das ‘mobilizações' provocadas pela boataria. As mulheres detém a titularidade de 94% dos cartões de acesso aos saques. Gerem um benefício que contempla uma população equivalente a 25% do país. Quem são? O que pensam? Que papel essas brasileiras podem ter na construção de um Estado social que ordene o desenvolvimento do país? Se a escala atingida pelo Bolsa Família deu razão ao modelo instituído há dez anos, hoje a ausência de um fórum participativo específico para as 14 milhões de famílias inseridas no programa soa como uma aberração democrática. Que não seja lembrado no futuro como uma negligência histórica.(LEIA MAIS AQUI)
AÉCIO PEDE TESTE DE DNA DO BOLSA FAMÍLIA NO RATINHO
"O Ratinho tem como uma das marcas do seu programa checar o DNA. Se encontrássemos uma fórmula de achar o DNA dos programas sociais, estaria lá, FHC, PSDB. O DNA do Bolsa Família é do PSDB. O Bolsa Família é a unificação do Bolsa-Alimentação, do Bolsa-Escola, do Vale-Gás, criados no ano de 2001 no governo do presidente Fernando Henrique", disse o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que participou do Programa do Ratinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários sujeitos a moderação.