Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

Mente vazia, oficina do sistema da mídia golpista

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aos amigos de militância !

Companheiros (as),
Estou enviando esta mensagem a todos os que já comentaram no Blog da Cidadania, muitos dos quais são companheiros há anos, em muitos casos desde que o Blog foi criado.
Confesso que estou ficando assustado com a situação política no Brasil. Em primeiro lugar, devido ao arreganhar de dentes da direita; em segundo lugar, devido ao desânimo da esquerda.
O Blog da Cidadania, que em fevereiro último completou 9 anos de existência (entre o período em que ficou no UOL e o período já em domínio próprio, onde está até hoje), sempre foi um termômetro bastante apurado do nível de engajamento político da esquerda. E é esse termômetro que me preocupa.
A preocupação decorre da literal invasão do Blog pela direita na caixa de comentários ao mesmo tempo em que vejo a esquerda se recolher. Hoje, diria que esquerda representa uns 65% dos comentários e a direita, uns 35%.
Detalhe: ao longo dos últimos nove anos e até meados do ano passado, a direita não chegava a 5% dos comentários.
Por outro lado, vejo que os acessos ao Blog continuam normais, no volume de sempre, do que se depreende que a esquerda simplesmente está desanimada e, por isso, está dando espaço à direita, abstendo-se do embate.
Mas como essa percepção apenas através do meu blog pode ser falha, relato um estudo feito privadamente pela revista Fórum em parceria com o sociólogo Sergio Amadeu. Esse estudo comprovou esse fato que estou dizendo e foi ainda mais longe.
Como o Blog da Cidadania sempre teve um alto volume de comentários de esquerda, nesse espaço ainda estamos ganhando da direita. Porém, nas redes sociais e em outros blogs e sites a direita está vencendo de lavada.
Fiquei surpreso e assustado, porque a direita está ganhando por uns 80% a 20%.
Seria necessário um estudo sociológico muito amplo para entender o que está acontecendo. Por que esse nível de retração da militância de esquerda? E o que é pior: isso está acontecendo em pleno ano eleitoral.
O efeito dos comentários nos blogs, sites e redes sociais será muito importante em 2014. Esta será a eleição em que a internet terá a maior participação e importância em todas as eleições já havidas no Brasil. Por conta disso, os partidos estão se organizando.
O PT pretende fazer um seminário em São José dos Campos para expor à militância a importância de militar na internet e para ministrar aulas sobre a rede, mas nada substitui a militância espontânea que derrotou a direita várias vezes na internet.
Este post, portanto, é um apelo a todo aquele que entende a importância de impedir que o país seja entregue a dois legítimos picaretas que disputarão a presidência da República e que, inclusive, estão mancomunados.
Aécio Neves e Eduardo Campos fizeram pacto de não-agressão contra Dilma. Com certeza, Campos sabe que não tem chance de vencer. Mas com certeza terá participação em um governo Aécio Neves, se acontecer a desgraça de esse playboy vencer a eleição.
Por outro lado, há um cerco ao governo. CPI da Petrobrás, terrorismo sobre a economia, enfim, tudo conspira contra o governo. E essa apatia da esquerda aparece refletida em pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27/3), em que o governo Dilma perdeu 7 pontos.
Mais impressionante ainda sobre o levante da direita foi a marcha de extrema direita que houve em São Paulo no sábado 22 de março. Alguns de vocês provavelmente nem viram uma reportagem impressionante que fiz sobre aquilo.
Para vocês verem a disposição da direita, peço que leiam o post cujo link está abaixo e que assistam ao vídeo que esse post contém. Esse post teve quase 10 mil curtidas no Facebook, mais de 300 comentários e o vídeo foi um sucesso na internet, pois já tem quase 50 mil visualizações no You Tube. Antes, porém, peço que terminem a leitura deste email
Apesar de o Blog da Cidadania ainda continuar sendo uma trincheira da esquerda, essa trincheira está sendo invadida pela direita como todas as outras.
Você pode ajudar a mudar isso. Suponho que alguns estejam cansados, esgotados com a baixaria da direita, mas é isso que ela quer: fazer as pessoas se cansarem e se retraírem. Assim, qualquer um que acessar a internet hoje verá o governo Dilma em muito má situação, como se todos – ou quase todos – fossem contra.
Talvez, entre as milhares de pessoas que receberão este email, muitas tenham mudado de posição política. Contudo, não consigo acreditar que alguém possa condescender com a volta do PSDB ao poder – e é esse o risco que estou enxergando.
Concluo, companheiros (as), fazendo um apelo para que, ao menos neste ano eleitoral, intensifiquemos a militância comentando, tuitando, postando no Facebook, apoiando a blogosfera e mostrando a essa direita que a esquerda não está morta.
A volta do PSDB ao poder seria uma tragédia para o Brasil. Crises voltarão a estourar no lombo do povo. Desde a explosão da crise econômica em 2008, o brasileiro praticamente não sentiu a crise. Não houve desemprego, não houve queda de valor dos salários ou surto inflacionário.
O PSDB de novo no poder significaria dividir os sacrifícios da crise da forma como era antes. Ou seja, muitos dos que estão achando que o jogo está ganho ou que perderam a vontade de militar poderão pagar com seus empregos, com o valor dos seus salários etc.
Vejam que economistas tucanos têm dito reiteradamente que é preciso aumentar o desemprego. E sabem por que? Para baratear salários para os empresários. Simples assim.
Estamos em ano eleitoral, companheiros (as). O futuro do Brasil está em jogo. Vamos pra cima dessa gente. Faltam só seis meses para a eleição e serão os seis meses mais importantes da vida deste país. O Brasil precisa de vocês.
Um abraço fraterno a todos e todas.
Eduardo Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários sujeitos a moderação.